Início >   Notícias >   Saúde

Trabalho conjunto de prevenção vem mantendo baixo o número de casos de dengue em Itapetinga


Os indicadores da proliferação da dengue na Bahia voltaram a preocupar médicos, especialistas e toda a população. No total, foram 35.644 casos em 2022, o que representa um aumento de 43% em relação aos indicadores de 2021. Em 2023, o estado já registrou mais de 4500 casos da doença.

Até o último dia 14, alguns municípios baianos haviam registrados números de casos de dengue acima de limite máximo estipulado pela Sesab. Em Porto Seguro, por exemplo, quase 390 pessoas adoeceram este ano. Em Itabuna, 248 casos foram notificados. Em Salvador, já foram 600.

Em Itapetinga, porém, o trabalho desempenhado pelos agentes de endemias tem surtido efeito positivo. Até o último dia 16, só havia registrado 08 casos de dengue e 01 de chicungunya neste ano.

“Nós temos desenvolvido mutirões de limpeza, campanhas educativas, visitas domiciliares, aplicação de larvicidas… tudo para eliminar focos do mosquito e conscientizar a população de que é necessário entrar nesse combate conosco. Ao analisarmos os resultados que temos conseguido e os divulgados em todo o estado, acreditamos que estamos conseguindo desempenhar um importante papel de mobilização popular nesta luta que só pode ser vencida com o auxílio de todos”, explicou Fabrine Sodré, diretora de vigilância à saúde.

FIQUE ATUALIZADO