Início >   Notícias >   Meio Ambiente

Sessão especial debate políticas públicas de meio ambiente

O secretário Fábio Viana participou da sessão especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada na última quarta-feira, 01. Quando agendada a sessão, pelo vereador Luciano Almeida, Fábio ainda assumia a pasta do Meio Ambiente – desde segunda-feira, ele está à frente da Secretaria de Educação – e, por isso, seguiu respondendo à programação anteriormente elaborada.

Além de Fábio, a sessão reuniu representantes da Uesb, IF Baiano, OAB e Defensoria Pública do Estado para debater o tema “Política Municipal de Meio Ambiente: para onde vamos?”

Ao justificar a realização da sessão, Luciano Almeida afirmou que o objetivo é chamar a atenção da comunidade para a importância da preservação dos recursos naturais para um desenvolvimento sustentável que garanta a qualidade de vida para as futuras gerações.

Ao iniciar sua apresentação, Fábio Viana disse que o objetivo inicial era projetar o futuro das políticas públicas ambientais, mas, agora como ex-secretário de meio ambiente, ele se sentiu na obrigação de fazer uma prestação de contas do que foi feito e deixar para que o próximo gestor pensasse nas formas de construir um ambiente equilibrado e melhor para todos.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente, Fábio destacou os esforços para requalificação e viabilização da reabertura da Matinha, ações em conjunto para promover desenvolvimento sustentável e combate à degradação do meio ambiente em toda região, ações de controle, licenciamento e fiscalização ambiental, atendimento aos animais atingidos pelas enchentes, recomposição da mata ciliar do Rio Catolé e diversas parcerias firmadas com institutos e órgãos de proteção ambiental.

“A partir de agora, eu continuarei fazendo educação ambiental, mas na sala de aula, com nossos alunos da rede municipal, acreditando no poder transformador que tem a educação, em especial a educação pública”, afirmou Fábio ao encerrar o ciclo na secretaria de meio ambiente.