Início >   Notícias >   Saúde

Secretaria de Saúde promove conscientização no Dia Mundial da Doença de Chagas


A Secretaria de Saúde promoveu uma semana de conscientização sobre a doença de Chagas. A fim de divulgar a prevenção, os sintomas e tratamento da doença, a Vigilância Epidemiológica organizou uma série de visitas e palestras nas unidades de saúde do município em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas. As palestras tiveram o objetivo de realizar uma conscientização necessária para enxergar o paciente para além da doença.

Em maio de 2019, o dia 14 de abril foi aprovado como o Dia Mundial da Doença de Chagas, em assembleia da Organização Mundial de Saúde (OMS). A data rememora quando, em 1909, Carlos Chagas identificou, pela primeira vez, em uma paciente, o Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença. 

A doença de Chagas é uma das doenças negligenciadas com maior carga de mortalidade no país. A doença mata, todos os anos, mais pessoas do que qualquer outra doença parasitária. No Brasil, cerca de 6 mil pessoas morrem anualmente devido às complicações crônicas da doença.

A forma mais conhecida de transmissão da doença de Chagas é a vetorial, ou seja, aquela transmitida pelo inseto barbeiro. Mas há ainda as transmissões orais, os acidentes laboratoriais e as congênitas – por transplante de órgãos e transfusões sanguíneas.

FIQUE ATUALIZADO