Início >   Notícias >   Educação

Prefeitura quita segunda metade do 13º dos professores efetivos

Após dias de muito trabalho na busca pela equalização das contas, a Secretaria de Educação realizou, nesta quarta-feira, 02, o pagamento da segunda metade de 13º dos professores – atrasado em pouco mais de 10 dias. Na noite desta quarta, os valores estarão nas respectivas contas. Como já havia explicado anteriormente, todos os funcionários do setor que são remunerados por recursos próprios do município receberam seus proventos em dia, restando apenas a efetuação daqueles pagamentos feitos através de verbas do FUNDEB.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB – vem sofrendo reduções drásticas e prejudicando as ações na área. Em Itapetinga, a verba, muitas vezes, sequer cobre os custos da folha salarial. Pensando ainda na situação na qual foi encontrada a estrutura educacional em Itapetinga (com quase todas as escolas precisando de grandes reformas, com mobiliário precário e necessitando de intervenções imediatas), os recursos ficam cada vez mais insuficientes.
A Secretaria, no entanto, reforça o seu respeito ao servidor da educação pagando aos professores efetivos com carga horária de 40 horas semanais valores acima da maioria das cidades da Bahia, chegando, em seu valor bruto, a aproximadamente R$ 6 mil por mês. Além disso, a prefeitura concedeu, no último ano, reajuste de 6,81% aos docentes e ofereceu, em convênio com a UESB, curso de mestrado aos professores da rede municipal.
A Prefeitura de Itapetinga mantém firme o propósito de fazer de Itapetinga uma cidade educadora, exemplo em qualidade de educação, investindo em formação, estrutura e tudo mais que possa beneficiar os estudantes itapetinguenses. A contar pelos resultados obtidos nestes últimos dois anos, a prefeitura se orgulha do que já foi feito, apesar das limitações financeiras.