Início >   Notícias >   Saúde

Programação do Outubro Rosa tem ações em todos os PSF’s


Desde a década de 90, Outubro é o mês marcado para o fortalecimento de ações relacionadas à conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama. Neste ano, a campanha do INCA tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”.

Entendendo a importância de se debater o tema, a Secretaria de Saúde de Itapetinga vem desenvolvendo ações educativos em todos os PSF’s da cidade. O principal foco das ações é chamar a atenção da sociedade e incentivar, entre as mulheres, a tomada de atitudes importantes como o autocuidado e a prevenção em saúde, oferecendo orientações para fazer com que este público procure realizar seus exames com mais frequência. Segundo Karine Benevides, Coordenadora da Atenção Básica do município, “vivemos em um mundo onde tudo é corrido e acaba não sobrando tempo para cuidar da própria saúde. A ideia é sensibilizar as mulheres para que façam seus exames periodicamente. Tanto o câncer de mama como o uterino, quando diagnosticados precocemente, tem grande chance de cura, com índice que chega a quase 100% quando o tratamento é feito de forma adequada”, salientou.

Além de palestras educativas, os postos realizaram eventos que ofereceram atividades físicas através do Nasf, passeios, brindes, além de dicas para o auto exame. Os casos suspeitos foram encaminhados para mamografia e ultrassom de mama.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, ele corresponde a cerca de 30% dos casos registrados anualmente. Este tipo de câncer também pode atingir homens, mas apenas 1% dos casos da doença correspondem a eles.

FIQUE ATUALIZADO