Início >   Notícias >   Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Prefeitura realiza Seminário Municipal de Cultura

A prefeitura de Itapetinga realizou, nesta sexta-feira, um Seminário Municipal de Cultura com o objetivo de, como afirmou o secretário, Jailson Santana, “unir pessoas, fortalecer relacionamentos já existentes e criar novos a fim de construirmos um coletivo forte que pense e aja em prol da construção de uma cultura sólida, potente e capaz de transformar vidas’’

O evento buscou traçar planos e montar uma estrutura que possibilite a utilização de toda a potencialidade que Itapetinga tem para fazer arte. Como bem afirmou o assessor pedagógico, Manoel Neto, “Itapetinga sempre foi um grande celeiro cultural que já lançou para o mundo importantes artistas, mas ainda precisa se unir para construir um cenário mais pujante”.

Na abertura do seminário, apresentações da escola de dança Dina Cardozo encantou o público presente. Ao declamar uma poesia de sua autoria, Valdeique Oliveira fez um manifesto em defesa da cultura, dos artistas municipais e por maior valorização do setor.

O diretor de cultura Jorge Alberto fez um resumo das ações de cultura do município no ano de 2021. Para minimizar os impactos econômicos dessa pausa nos trabalhos, o município contemplou, através da Lei Aldir Blanc, mais de 170 agentes com um total de 500 mil reais. E se a pandemia nos impedia de reunir grandes plateias, foram criados os festivais online de teatro, dança, poesia e música. Garantindo as medidas de segurança, como contrapartida da Lei Aldir Blanc, os artistas da terra apresentaram inúmeras oficinas, entre elas de jazz, coreografia, fotografia, filmagem, áudio visual, animação, percussão e artesanato.

De acordo com o diretor de cultura, esse relato é uma demonstração de que o cenário cultural de Itapetinga esteve em movimento, apesar de todas as dificuldades.

Na pauta principal do seminário estava a formação de uma agenda cultural para o ano de 2022. Durante sua apresentação, o secretário Jailson Santana mostrou uma rica programação que inclui Feira de Artesanato, exposições e oficinas, além dos festivais de dança, quadrilha, curta metragem, poesia, teatro, música, cultura afro e os eventos de celebração dos 70 anos de Itapetinga.