Início >   Notícias >   Desenvolvimento Social

Prefeitura realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou, nos dias 29 e 30 de agosto, a IX Conferência Municipal de Assistência Social. Segundo Solange Soares, presidente do Conselho Municipal do setor, o objetivo foi, “através de um processo participativo, reafirmar a assistência como um direito do cidadão e um dever do estado”.

Na noite de quinta-feira, 29, a abertura solene, com a presença de autoridades locais, deixou sinais da grandeza que seria o debate. Como afirmou a secretária Virgínia Brito, desde o início, a conferência deixou claro que “seria um evento marcante, cumprindo o seu papel e escrevendo a história do município”.

Presente na cerimônia de abertura, o secretário de educação, Geraldo Trindade, falou da importância da conferência, principalmente, em momentos como o que vivemos em nosso país “no qual os temas que serão discutidos estão sendo colocados em cheque: direitos sociais, democracia e financiamento público”, afirmou Trindade.

Representando o prefeito Rodrigo Hagge, o vice Renan Pereira, resumiu a relevância do debate e convidou a comunidade a participar afirmando que “assistência social é, acima de tudo, um conjunto proativo de ações em benefício da sociedade”.

O assistente social e Coordenador da Proteção Básica do Estado da Bahia, Maurício Bodnachuk, foi o palestrante da noite. Ao debater o tema “Assistência Social, direito do povo com financiamento público e participação social”, ele convidou a todos a construírem uma conferência que venha a motivar a população a levantar a bandeira da política pública de assistência social.

Na sexta, 30, pela manhã, o debate continuou com a participação da sociedade e dos agentes que fazem assistência em nosso município. Após o almoço oferecido pela Secretaria, as discussões continuaram em busca de elaborar propostas de políticas públicas que beneficiem cada vez mais a população.