Início >   Notícias >   Desenvolvimento Social

Prefeitura realiza evento para entrega de kits que ajudarão na volta para casa dos itapetingueses

A prefeitura de Itapetinga realizou, na tarde desta sexta-feira, 14, mais uma etapa do programa Itapetinga de Volta para Casa. No Estádio Primaverão, 200 famílias previamente cadastradas por assistentes sociais do município receberam materiais que proporcionarão um recomeço com o mínimo necessário para uma vida digna e mais feliz, para oferecer um ponta pé inicial para a reconstrução das suas histórias.

Foram entregues a cada família um fogão, dois colchões, dois travesseiros, três cestas básicas além de roupa de cama e banho, água, leite, kit higiene e produtos de limpeza. Os 200 kits foram montados pela equipe da prefeitura através de doações de empresas, do Grupo G10 Favelas, do Sesi/Fieb, do Sindicato Rural do município e da sociedade civil itapetinguense.

De acordo com o prefeito Rodrigo Hagge, essa é uma ação que coroa o programa. No dia 24 de dezembro, quando as chuvas começaram, o objetivo era salvar vidas. Em seguida, era preciso suprir as necessidades mais urgentes com abrigos, alimentação e mantimentos básicos. Quando as águas baixaram, foi preciso limpar casas e ruas, analisar os danos e começar a planejar uma forma segura e digna para que a população pudesse voltar para suas casas. Foi então que surgiu o programa Itapetinga de Volta para Casa.

Com as parcerias firmadas e a solidariedade da população, não só de Itapetinga, foi-se conseguindo o essencial. “Fogão é utensílio básico numa casa. Não adiantava a gente distribuir cestas básicas se a população não tinha onde prepara-los. Com ele as famílias poderão cozinhar suas próprias refeições e já não dependerão mais de doações de quentinhas”, falou o prefeito ao explicar a escolha dos itens que compuseram os kits entregues.

Presente na cerimônia de entrega, o Ministro da Cidadania, João Roma, falou da grandeza do evento. “Uma ação como essa enche todos nós de orgulho. Esse é um momento para que a gente possa, sim, ter uma sociedade mais igual, possa, sim, ter uma sociedade mais solidária. O que a gente tá vendo aqui é o exercício da máxima da vida pública que é transformar a vida das pessoas. Nós estamos aqui em reconhecimento a você (Rodrigo) e a sua equipe por ter agido de forma institucional. Aqui ninguém recebeu pergunta sobre em quem votava. As pessoas foram cadastradas de forma responsável para que sejam atendidas de acordo com as suas mais urgentes necessidades”, disse o ministro.

“Nós nunca havíamos vivido algo como o que vivemos no dia 24 e por isso, por muitas vezes, não sabíamos como agir. E foi a coragem e a dedicação que nos fizeram resgatar o povo. Por isso, hoje, meu primeiro agradecimento é pela vida de cada um de vocês”, disse o prefeito Rodrigo Hagge e completou: “Meu avô sempre falou que amava Itapetinga como quem ama uma filha. Eu não tinha dimensão do que isso significava. Primeiro porque que ainda não era pai, depois por estar começando a minha formação. Que a gente continue tendo esse carinho, cuidado, respeito e, principalmente, essa vivacidade para poder cuidar da nossa gente”.