Início >   Notícias >   Finanças e Execução Orçamentária

Prefeitura realiza audiência pública para prestação de contas do terceiro quadriênio de 2021

Buscando fazer uma gestão transparente e responsável, cumprindo a determinação legal, a prefeitura de Itapetinga realizou, na manhã desta sexta-feira, 25, uma audiência pública referente ao terceiro quadriênio do 2021. No auditório da Câmara de Vereadores, a equipe de finanças do município, liderada pelo contador Alfredo Cabral, da empresa de contabilidade CONTÁBIL, fez um demonstrativo detalhado de orçamento, despesas e receitas dos últimos meses do ano anterior.

Além de falar sobre a previsão orçamentária, que inclusive foi superada no final de 2021, Cabral falou sobre as incongruências muitas vezes presentes nas leis de responsabilidade fiscal. De acordo com o contador, o município, está com cada vez menos flexibilidade para poder determinar quais as áreas nas quais deve fazer maior ou menor investimento. “Por exemplo, vivemos um momento no qual a saúde exige uma demanda muito maior do que a nossa educação, já bem estruturada, mas o município não pode fazer a transferência de verbas de uma área para outra”, explicou.

Cabral explicou, ainda, que embora a maior parte das verbas concentrem-se no governo federal, é nos municípios que estão as demandas e isso causa ainda maior dificuldade na execução de um orçamento que, acima de tudo, priorize as necessidades da população.