Início >   Notícias >   Saúde

Prefeitura realiza ações para marcar a campanha Julho Amarelo

Julho é o mês de prevenção e combate às hepatites virais. E para conscientizar sobre a importância da testagem rápida, vacinação e tratamento das variações dessa doença, a prefeitura de Itapetinga realizou, durante todo o mês, a campanha Julho Amarelo.

Nos CRAS as equipes de vigilância à saúde realizaram palestras e testagem rápida para Hepatites virais B e C. Os grupos de convivência e fortalecimento de vínculos dos idosos do Américo Nogueira, da Vila Riachão, Nova Itapetinga e Vila Isabel participaram de ações educativas que tinham o objetivo de conscientizar sobre o diagnóstico precoce e as formas de evitar a doença.

As hepatites virais podem ser causadas por cinco tipos de vírus – A, B, C, D e E – que infectam as células do fígado, causando sua inflamação. Quando não descoberta precocemente, podem levar à cirrose (doença crônica do fígado), ao câncer e até à morte.

Atualmente o SUS disponibiliza vacinas para hepatites A e B, que garantem a proteção das pessoas contra essas infecções. A vacina da Hepatite A está disponível no SUS para crianças de 15 meses a 5 anos incompletos. Já a vacina da hepatite B pode ser tomada por todas as pessoas até 49 anos.