Início >   Notícias >   Saúde

Prefeitura realiza ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti


A prefeitura de Itapetinga tem intensificado as ações de combate ao Aedes Aegypti. Nesta sexta-feira, 12, os agentes de combate às endemias e vigilância epidemiológica realizaram um Dia D contra o mosquito, com o objetivo de reduzir a proliferação do Aedes Aegypti.

Sabendo que pneus são alguns dos lugares mais propícios para o acúmulo de água e depósito de ovos do mosquito, a equipe recolheu, em pontos estratégicos, mais de 400 pneus velhos. “Nosso objetivo é rastrear focos, reduzi-los e orientar a população sobre a importância de evitar criadouros do Aedes Aegypti para a prevenção de doenças como zika, dengue e chicungunya”, explicou Márcio Ribeiro, coordenador de endemias.  

É importante que toda a comunidade tenha uma rotina de cuidados para combater o Aedes aegypti. Atos simples como limpar o quintal de casa podem evitar a proliferação do mosquito e manter a população protegida.

Além disso, medidas essenciais, como evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; e descartar o lixo de forma adequada fazem a diferença no combate ao mosquito. 

São atitudes simples, realizadas pela população, em conjunto com as ações de gestores municipais e do Estado, que tornam o combate mais efetivo contra o mosquito e às doenças por ele causado, como a zika, chikungunya e dengue. 

FIQUE ATUALIZADO