Início >   Notícias >   Educação

Prefeitura oferece reforço pedagógico para alunos da rede municipal de ensino

Buscando aprimorar o processo de aprendizagem e reduzir a defasagem no processo de alfabetização e letramento, a Secretaria de Educação abrirá salas em diferentes bairros da cidade para que os alunos da rede municipal possam assistir aulas de reforço. Para isso, a secretaria promoveu, no dia 01 de agosto, um curso de formação para os profissionais que atuarão nas salas com os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

“Ao retomarmos as aulas presenciais, a gente notou que nossos alunos tinham ficado com uma defasagem muito grande, principalmente aqueles que tinham iniciado o processo de alfabetização durante a pandemia e o ensino remoto. Este projeto chega para a gente tentar suprir essa deficiência, acompanhando mais de perto os alunos com maiores dificuldades, e para conseguirmos nivelar toda a turma no mesmo grau de aprendizagem”, afirmou Moana Ferreira Santos, Gestora do Centro Educacional Ismael Cruz.

O reforço escolar acontecerá em turno oposto ao período de aulas e possibilitará um atendimento mais individualizado, solucionando problemas específicos detectados em cada aluno com foco em leitura e escrita “O objetivo é fazer com que os alunos desenvolvam mais autonomia nos estudos e consigam analisar a matéria de forma global, o que é um passo essencial para a formação de qualquer estudante, não apenas aqueles que estão com dificuldade de acompanhar o restante da turma”, explicou o assessor pedagógico Manoel Neto Costa Ferreira.

“O reforço escolar é uma forma de a gente tentar diminuir as lacunas de aprendizagem, fortemente agravadas após quase dois anos de ensino remoto e isolamento social. Para construir uma educação de qualidade a gente não pode deixar ninguém para trás. O reforço vai fazer com que consigamos que todos sigam juntos, na certeza da possibilidade de construir um futuro melhor”, explicou o secretário Fábio Viana.

As aulas começaram nesta quarta-feira, 03, para cerca de 500 alunos divididos nas 8 salas espalhadas pelos bairros da cidade.