Início >   Notícias >   Saúde

Prefeitura investe em testes rápidos para agir com mais rapidez no combate ao Coronavírus

Preocupada em atuar mais rapidamente contra a COVID-19, a Prefeitura de Itapetinga intensificou o aumento da testagem rápida na população. Inclusive já se espera mais material comprado com esta finalidade.

Para o secretário municipal de saúde Hugo Sousa, quanto mais a população for testada, possibilita a tomada de medidas preventivas rapidamente. “Assim que um paciente é testado positivo para a COVID, iniciamos o monitoramento e orientamos sobre o isolamento. O que é fundamental para diminuir o índice de contaminação na cidade”, disse Hugo.

Nos primeiros 15 dias do mês de julho a Vigilância Epidemiológica já realizou 382 testes rápidos em Itapetinga. Só no último fim de semana foram 72 exames coletados para RT-PCR, que também está sendo realizado no município.

Existe uma preocupação também, com os profissionais da Secretaria de Saúde, que estão lidando diariamente com esta pandemia. A previsão é de que cerca de 400 profissionais passem pela testagem, já iniciada naqueles que trabalham na Vigilância Epidemiológica.

Os demais profissionais passarão pelo teste gradativamente, obedecendo a uma escala previamente informada nos setores.

Segundo Bruno Gama, responsável pela equipe de combate à COVID-19, o aumento dos testes faz com que o registro do número de contaminados também cresça. “O número de positivados para a COVID tende a crescer agora, pois a população está sendo testada em maior número. Mas, isso nos dá a segurança de poder agir rapidamente e salvar mais vidas”, disse Bruno.