Início >   Notícias >   Educação

Prefeitura entrega reforma da Escola Edirani Pacífico à população

Na manhã desta quarta-feira, 28, a prefeitura de Itapetinga, através da Secretaria de Educação, realizou a cerimônia de entrega da reforma da escola Edirani Pacífico. Como muitos dos prédios escolares, a escola encontrava-se em situações precárias que colocavam em risco alunos e professores e ainda prejudicavam, em muito, o aprendizado. “Quando em Itapetinga chovia/ A gente da escola já se entristecia/ Mas agora ficamos todos aliviados/ Com telhas, peças e ripões trocados”, dizia o poema escrito pela professora Andréia Santana e declamado por uma das alunas do colégio.

Além dos problemas do telhado, a escola sofria com salas pequenas, escuras, úmidas e sem ventilação. Nas salas de aula, ainda havia quadros de giz. Há mais de 10 anos nem a pintura das paredes era refeita. O portão de entrada dos alunos, voltado para a Avenida Flamengo, não oferecia a segurança necessária para a chegada e saída dos alunos, por conta do grande movimento de automóveis. Um passeio destruído servia de despejo de lixo pelos moradores da redondeza, o que causava desconforto à comunidade escolar.

Nesta quarta, no entanto, a escola tinha outra cara. Mais colorida, mais organizada e muito mais confortável, virou um ambiente aprazível, mais propício a um ensino de qualidade. “A Escola Edirani volta a sorrir”, como afirmou Andreia em seu poema. “Vocês não imaginam senhores/ Nossos queridos gestores/ Como nos alegramos / Pelos benefícios que com Deus e vocês conquistamos”, continuavam os versos.

E foi em clima de alergia que o evento de entrega da reforma aconteceu. O Secretário de Educação, Geraldo Trindade, comemorou a conquista, contando sobre as dificuldades para reformar uma escola antiga, sem acessibilidade e por anos abandonada. “Tentamos fazer o que estava ao nosso alcance e fizemos o nosso melhor. Nós estamos numa luta muito difícil, mas as vitórias estão vindo graças a gestão do prefeito Rodrigo Hagge e a autonomia que ele dá à secretaria. Estamos caminhando com muitas vitórias, mas está muito difícil”, afirmou Geraldo que, na oportunidade, listou as reformas que vêm executando nos prédios escolares e os planos para o próximo ano. “Temos muito o que comemorar, mas temos muito o que fazer. E vamos fazer ainda mais”, encerrou o secretário.

A Prefeitura de Itapetinga tem tido a sensibilidade de identificar as pequenas necessidades da população, atendendo-a, dentro de suas possibilidades, em seus desejos mais antigos e especiais. A reforma da Escola Edirani é mais uma conquista da gestão nesse processo de construção de uma cidade educadora.