Início >   Notícias >   Meio Ambiente

Parque de Matinha perde seu leão


O Parque da Matinha amanheceu mais silencioso e bem mais triste. O tempo calou o rugido de Hulk. Ele não vai mais encantar os visitantes com sua robustez e seu jeito exótico. Não vai mais desfilar a valentia do rei da selva em seu recinto.

A Matinha perdeu seu leão, uma das suas maiores atrações, um dos seus mais antigos moradores.
“Hulk já chegou como um animal adulto em Itapetinga e estava conosco há mais de 22 anos. A estimativa de vida de um leão em cativeiro é de 25 a 30 anos. Há tempos ele já demonstrava todos os sintomas de um animal idoso: perdeu agilidade, prostrava-se mais, dormia por mais tempo. Nas últimas semanas, já quase não se movimentava, diminuiu a alimentação… Ele vinha nos avisando, do jeito dele, que havia chegado a hora dessa despedida”, explicou o secretário de meio ambiente, Luciano Almeida.

Hulk chegou a Itapetinga no final da década de 90. Com a última reforma do Parque ele ganhou recinto novo, mais amplo, com direito a cascata e espaços que se aproximassem do seu habitat natural. Com o enriquecimento ambiental implantado pelos biólogos e veterinários do parque, seus instintos eram aguçados por cheiros, texturas e uma forma de alimentação que imitasse a caça. Sua saúde era monitorada frequentemente por profissionais qualificados. Como todos os demais animais do parque, ele chegou de outro cativeiro e já não tinha condições ser devolvido à natureza.

Neste sábado, 10, ele se despediu, mas, sem dúvidas, estará sempre na história do nosso parque, nas lembranças dos nossos visitantes, nos ouvidos dos nossos vizinhos que amanheciam com seu rugido alto, forte e destemido.

FIQUE ATUALIZADO