Início >   Notícias >   Desenvolvimento Social

Para celebrar o Agosto Lilás, CRM realiza ações de combate a violência contra a mulher


Agosto é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Para dar início à campanha Agosto Lilás, a equipe do CRM – Centro de Referência da Mulher – participou de ações extramuros com o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Durante o mês de julho, para abrir as atividades, foram realizadas ações educativas em todos os PSFs da sede, roda de conversa com as mulheres assistidas no CRM, participação na ação itinerante da Secretaria de Desenvolvimento Social, atividade extra muro em parceria com a Polícia Civil no bairro 12 de dezembro, participação educativa na feira de saúde das casas populares (promovida pela vereadora Manu Brandão), além da participação em programas de rádio. No mês de agosto, novas ações serão desenvolvidas para conscientizar a população e convidá-la a combater junto a violência contra a mulher.

De acordo com a advogada Belle Cotrim, levar informações às mulheres é essencial para empodera-las e auxiliá-las a sair da situação de violência – seja ela física, psicológica, patrimonial ou sexual. “Através dessas ações, muitas mulheres se encorajam para buscar o apoio do serviço ou até mesmo fazer a denúncia do agressor”, afirmou.

O CRM busca estar cada vez mais próximo das mulheres dentro dos territórios, para que toda a comunidade tenha conhecimento dos serviços que compõe a rede de proteção à mulher.

“Os dados atuais evidenciam que a violência doméstica afeta mulheres de todos as classes sociais, nível de escolaridade, raça, religião. E essas ações dentro dos bairros, nos postos de saúde e comércio são maneiras de mobilizar e conscientizar a sociedade. Só assim conseguiremos superar esses números crescentes de violência” , disse a psicóloga Ninália Almeida

FIQUE ATUALIZADO