Notícias Saúde

  • Secretaria de Saúde realiza atividades de prevenção à dengue e à esquistossomose na Agrovila Catolé

    Na manhã desta quarta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Saúde realizou importante trabalho na Agrovila Catolé. Os Agentes de Combate às Endemias levaram aos pequenos agricultores, informações sobre o combate à dengue e a esquistossomose. Com palestras, distribuição de informativo e elucidações de dúvidas, os agentes afirmaram que o município tem buscado ativamente prevenir os casos de arbovirose em sua população. A esquistossomose, também conhecida como barriga-d’água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo. A esquistossomose é perigosa porque provoca complicações graves nos órgãos que atinge.Para tentar detectar de maneira mais rápida a doença, a equipe distribuiu coletores para a realização do exame de esquistossomose. “A informação ainda é a melhor forma de prevenção dessas doenças que podem ser evitadas com medidas simples e mudanças de hábitos diários”, afirmou o coordenador de endemias, Márcio Ribeiro, ao agradecer a receptividade do grupo.

    Leia mais...
  • O forró já começou nas unidades de saúde mental do município

    Teve arraiá pra lá de animado no CAPS III. O Centro de Atenção Psicossocial de Itapetinga organizou uma festa bonita para os usuários e funcionários. Com o objetivo de promover ainda mais interação e socialização dentro do grupo, o evento contou com tudo que os festejos juninos oferecem: Bandeirolas, balões, comidas típicas e, claro, muito forró. O arrasta-pé ficou por conta de Peu do Acordeon. Ao som do tradicional xote e baião, o cantor e sanfoneiro agitou os participantes que improvisaram uma quadrilha super animada. Teve festa também no CAPS-AD e na Residência Terapêutica. Tudo feito para promover bem estar e muita alegria aos pacientes. “Depois de dois anos, conseguir reunir, novamente, grande parte dos usuários em uma festa de São João é, para nós, motivo de muita alegria. Graças a Deus já superamos o tempo no qual deixava-se pacientes de doenças mentais isolados, presos em manicômios. Agora, mais do que medicá-los, a gente quer socializa-los, oferecer a eles mais autonomia e vida digna. E os festejos são, também, uma grande oportunidade de promover tudo isso a eles, levando ainda mais alegria”, afirmou Jadira Gomes, coordenadora de Saúde Mental do município.

    Leia mais...
  • Secretarias municipais se unem para garantir saúde única

    O conceito de Saúde Única, reconhecido pela OMS, diz respeito à interdependência das saúdes humana, animal e ambiental. E pensando em garantir aos itapetinguenses saúde nos mais diferentes aspectos, as secretarias de saúde e de meio ambiente vêm atuando em conjunto em ações de prevenção, orientação e fiscalização. Na última terça-feira, 14, por exemplo, as equipes estiveram em Bandeira do Colônia para apurar denúncias sobre a existência de porcos soltos nas ruas do distrito. Inicialmente, os proprietários dos animais foram identificados e orientados a manterem os animais presos, em locais adequados e garantindo a alimentação necessária. O grupo também falou sobre os riscos de zoonoses (doenças transmitidas pelos animais aos humanos) e sobre os tipos de maus tratos que podem configurar crime ambiental. A primeira ação foi educativa. Caso os proprietários permaneçam agindo de forma inadequada, eles poderão ser responsabilizados e passarão por processo administrativo.

    Leia mais...
  • Agentes de endemias participam de atividades que oferecem bem-estar no trabalho

    Ciente da importância do bem-estar do funcionário para o desenvolvimento de um bom trabalho, principalmente se tratando de serviços públicos, a prefeitura de Itapetinga tem investido em formas de oferecer mais saúde a seus trabalhadores. Nesta quarta-feira, foi a vez de cuidar dos agentes de endemias. A equipe de vigilância do trabalho reuniu o grupo para falar sobre os problemas de saúde que provocam afastamentos de trabalho e a necessidade de se manter um ambiente saudável para um maior rendimento e um serviço melhor. O professor de educação física, Sílvio Francato, fez ainda um trabalho de ginástica laboral com os agentes. “O objetivo foi promover um relaxamento e um fortalecimento para esses profissionais que têm uma rotina específica de trabalho”, afirmou Francato. A ginástica laboral é uma das grandes aliadas no combate à má postura corporal e a fadiga originada por esforços excessivos ou repetitivos no ambiente de trabalho.

    Leia mais...
  • Itapetinga participa da Conferência de Saúde Mental da Macrorregião

    Representantes da Secretaria Municipal de Saúde participaram da I Conferência de Saúde Mental da Macrorregião do Sudoeste, sediada em Vitória da Conquista, com o tema central “A Política de Saúde Mental como Direito do Cidadão”. A conferência aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, no CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Especializado) e foi realizada pelo Conselho Estadual de Saúde, Governo do Estado e Núcleo Regional de Saúde, com a realização de várias palestras, ministradas por profissionais da psiquiatria e psicologia. A comissão itapetinguense, formada pelos quatro delegados eleitos na conferência livre de saúde mental municipal, levou as propostas tiradas em plenário, no dia 11. Estiveram na conferência da Macrorregião, Wildeberg Rodrigues, representando a gestão municipal; Claudia Tavares, representando os usuários do SUS, Jorge Nascimento, representando o Conselho Municipal de Saúde, e Alana Dantas, representando o segmento dos profissionais da saúde mental. De acordo com os delegados, a reunião foi extremamente proveitosa com movimentações intensas e as discussões capazes de transformar as políticas públicas e melhorar o atendimento ao paciente de saúde mental. A ideia foi debater e fazer chegar ao Ministério da Saúde propostas efetivas de melhoria nessa área.Itapetinga se destaca no cuidado à saúde mental no interior do estado e suas ações têm servido de exemplos para outros municípios em toda a região

    Leia mais...
  • Apesar dos problemas de distribuição de medicamentos em todo o Brasil, Itapetinga mantém farmácias abastecidas

    Secretários de saúde de diversos Municípios e Estados, em todo o território nacional, têm tido dificuldades na aquisição de medicamentos que deveriam ser distribuídos pelo SUS. Entre os motivos, dizem secretarias de Saúde e entidades do setor, estão problemas com as demandas pós pandemia, no fornecimento pelo Ministério da Saúde e dificuldades de importação de insumos, por causa da guerra na Ucrânia e do lockdown na China. A prefeitura de Itapetinga, no entanto, vem regularizando seu estoque de medicamentos e insumos de saúde para melhor atender à população.  Os medicamentos básicos são distribuídos em todas as unidades de saúde com a apresentação de documento de identificação, cartão sus e receita médica atualizada. A distribuição regular e manutenção de atendimentos estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde da cidade, povoado e distrito. “A falta de medicamentos traz consequências irreversíveis para pacientes com doenças crônicas que dependem do SUS. É função o município dar a assistência a todos. Quando a população tem acesso aos medicamentos, pode cuidar de seus problemas de saúde com segurança e mais tranquilidade. Por isso, a secretaria de saúde tem buscado todas as alternativas para que não faltem medicamentos àqueles que deles precisam”, afirmou o farmacêutico, Danylo Patês.

    Leia mais...
  • No mês de maio, prefeitura reforça a importância da luta antimanicomial

    O mês de maio é marcado pela Luta Antimanicomial, um movimento em defesa de tratamentos dignos e humanizados para pessoas com problemas de saúde mental. Para marcar a campanha que busca oferecer cuidado com liberdade e por fim aos hospícios, a secretaria de saúde de Itapetinga promoveu uma série de ações que incluiu passeios com os usuários do CAPS e os moradores das residências terapêuticas do município pelo parque de exposições e campanha educativa que visavam a redução de danos e riscos. Durante os eventos festivos as pessoas estão mais expostas aos riscos causados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como a infecção de DST/AIDS. Por isso, a concentração de munícipes e visitantes no Parque de Exposições se apresentou como um local estratégico para atuação no campo da Redução de Danos e Riscos relacionados ao consumo imoderado de álcool e outras drogas”, explicou a coordenadora de saúde mental do município, Jadira Gomes. Com o tema DIMINUIR PARA SOMAR, de forma alegre e criativa os profissionais do CAPS/AD, juntamente com a Equipe do CTA, em parceria com a COMUTRAN, realizaram uma Ação Educativa no Parque. Além de distribuir insumos de redução de danos como: informativos, preservativos etc., a equipe abordou de forma lúdica o tema do uso abusivo de álcool e outras drogas, ampliando o debate social sobre o assunto. A ação ganhou destaque nas redes sociais da ABRASME – Associação Brasileira de Saúde Mental. Para encerrar as ações, no próximo dia 02 de junho, uma sessão especial na Câmara de Vereadores, de autoria do vereador Gegê, debaterá a luta antimanicomial e o trabalho desenvolvido em saúde mental no município de Itapetinga

    Leia mais...
  • Prefeitura leva serviço de vacinação para mais perto da população

    Buscando ampliar a cobertura vacinal e levar o serviço de saúde mais perto da população, a prefeitura de Itapetinga tem feito imunização extra muro, em empresas e instituições do município. Na última semana, a equipe de vigilância à saúde esteve na Universidade Estadual da Bahia com todas as vacinas disponíveis para atualizar o cartão de vacinas da comunidade acadêmica. Ao todo, 144 doses foram aplicadas em funcionários, professores e alunos. De acordo com a diretora do setor, Fabrine Sodré, a ação continuará, a partir de junho, em todas as escolas, incialmente na rede municipal, estendendo para as demais logo em seguida. “Nosso objetivo é levar imunização e, principalmente, conscientização à população. Mesmo sabendo que só a vacina é capaz de evitar algumas doenças, a gente tem notado uma redução considerável na cobertura e, por conta disso, corremos o risco de voltar a ter surtos de doenças que já estavam erradicadas”, afirmou a diretora ao justificar a ação.

    Leia mais...
  • Prefeitura realiza mais uma ação em reconhecimento aos trabalhadores da exposição

    Na manhã deste sábado, a prefeitura de Itapetinga realizou mais uma ação em homenagem àqueles que fazem, com a sua força de trabalho, a exposição agropecuária de Itapetinga. No stand oficial, em frente ao posto de saúde montado no Parque Juvino Oliveira, a prefeitura ofereceu um café da manhã repleto de atividades. Além de confraternizarem em torno da mesa farta, os trabalhadores tiveram um momento de alongamento, passaram por aferição de pressão, testes rápidos e ainda puderam atualizar o cartão de vacinação. A iniciativa busca mais do que aproximar os serviços de saúde da população. Busca, também, homenagear os trabalhadores que estão há quase 10 dias se dedicando para que a gente possa viver o que há de melhor na nossa mais tradicional festa. Para que a gente possa viver com segurança, uma festa limpa, organizada, com estrutura, segura e com animais bem tratados. “Esta não é uma festa feita apenas por uma pessoa, mas por um grupo imenso de trabalhadores que se dedicam a ela muito antes de abrirmos os portões do nosso parque. E nada mais justo do que dedicarmos a eles a nossa homenagem e o nosso agradecimento levando a eles o que temos em serviço, cuidado e, principalmente, reconhecimento”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

    Leia mais...
  • Secretaria de Saúde realizou ação de prevenção contra IST/HIV/Aids no Parque de Exposições Juvino Oliveira

    A Secretaria de Saúde de Itapetinga aproveitou a exposição agropecuária e a grande concentração de pessoas no Parque Juvino Oliveira para realizar ações de prevenção contra as IST/HIV/AIDS. As equipes do SAE/CTA – Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento – distribuíram panfletos educativos e preservativos, orientando sobre os riscos das doenças, suas consequências e, principalmente, as formas de preveni-las.  Junto com elas estavam, também, o grupo de saúde mental do município para, em uma ação coordenada, promover a redução de danos. Durante todos os dez dias de evento, a secretaria oferece testagem rápida para as doenças e, em casos positivos, o encaminhamento para as unidades para o devido acompanhamento. Em dezembro de 2021, a prefeitura de Itapetinga inaugurou a sede do CTA, localizada na Rua Olímpio Vieira, 112, Centro. O Centro funciona de segunda à sexta, das 7h às 13h e está aberto para que a comunidade tire suas dúvidas e os pacientes sejam acolhidos com todas as ferramentas capazes de atendê-los de forma humanizada, cautelosa e sigilosa.

    Leia mais...

FIQUE ATUALIZADO