Notícias Infraestrutura

  • Prefeitura age para minimizar danos causados pela chuva

    As chuvas, tão desejadas e necessárias, podem trazer, também, perigos e outros transtornos que merecem atenção e cuidados específicos.Na tarde desta quinta-feira, 04, choveu em Itapetinga cerca de 50mm em menos de uma hora. Como consequência, algumas ruas ficaram danificadas, casas foram invadidas pelas águas ou tiveram o telhado danificado. Desde o final do dia, a prefeitura vem trabalhando em formas de minimizar os estragos causados pela chuva. O prefeito Rodrigo Hagge reuniu-se na sexta-feira, logo cedo, com seus secretários para traçar planos de ação e pedir que acompanhassem de perto os problemas que assolaram a população. As Secretarias de Infraestrutura e de Transporte já trabalham para solucionar os problemas que podem ser resolvidos de forma imediata, como limpeza de valas e ruas, desentupimento de bueiros, retirada de entulhos… Ruas sem pavimentação estão entre as prioridades. A Comutran já adota medidas de segurança para evitar acidentes em áreas onde ainda não chegou intervenção. Enquanto isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social faz visitas à população que teve suas casas afetadas de alguma forma pela ação das águas. As demandas emergenciais já estão sendo atendidas e a equipe já traça estratégias para solucionar as mais complexas. Famílias de bairros como Quintas do Morumbi, José Ivo e Vila Riachão foram as mais atingidas. No José Ivo, um açude sangrou, o que ocasionou um alagamento em duas residências. A Secretaria de Meio Ambiente realizou poda em árvores que, por conta da chuva, tornaram-se um risco para aqueles que estivessem em seu entorno. O município disponibilizou um número para atender a casos de emergência. Em casos de desastres ou acidentes, liguem para: (77) 98804-1139

    Leia mais...
  • Itapetinga recebe Prêmio Band Cidades Excelentes

    Na noite desta quarta-feira, 20, o prefeito Rodrigo Hagge foi a Salvador receber por Itapetinga o título de Cidade Excelente. O Prêmio Band surgiu da parceria entre grupo Bandeirantes e Instituo Áquila para “incentivar a melhoria da realidade dos municípios através da premiação de boas práticas da gestão pública”. Itapetinga ficou em primeiro lugar na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre as cidade com 30 mil a 100 mil habitantes. De acordo com a organização do prêmio, quanto melhor a infraestrutura local de uma cidade, maiores serão as suas atividades econômicas e geração de riquezas. Itapetinga vem construindo um cenário que resulta maior produção de receitas, o que gera melhorias sociais, também. Segundo o prefeito Rodrigo Hagge, mais do que mobilidade e desenvolvimento econômico, uma boa infraestrutura faz com que a população ocupe de forma mais efetiva os espaços públicos. “Uma cidade só pode ser considerada excelente se tiver nela uma população que viva bem, ocupando os seus espaços de forma harmônica e com segurança. Que encontre, em todos os seus logradouros, espaços de convivência, lazer, esporte, desenvolvimento social e econômico. O espaço só pode ser considerado, de fato, público, se a população estiver completamente integrada nele”, disse o prefeito. InfraestruturaAté o final deste ano, a prefeitura de Itapetinga terá pavimentado 07 bairros (Cidade jardim, Vila aurora, Quintas do Sul, Quintas do Morumbi, São Francisco de Assis, além da finalização Hilda Gama e Américo Nogueira). Em Bandeira do Colônia, serão 7.000m de pavimentação, o que totaliza cerca de 10.000m. Além disso, o município vem trabalhando na instalação do Espaço colaborar, um centro de informática aberto à população. A requalificação do Parque Poliesportivo da Lagoa tem acolhido os praticantes dos mais diversos esportes em suas quadras (inclusive nas de beach sport), na academia ao ar livre e até em suas águas.O distrito industrial municipal oferece benefícios para atrair novos investidores. As escolas foram readequadas, as praças reformadas. A cidade se tornou mais bonita, melhor para se viver e digna, sim, do título de “cidade excelente”.

    Leia mais...
  • Prefeitura recupera mais de 300km de estradas vicinais

    Ciente da sua importância para os mais diversos aspectos, a prefeitura de Itapetinga tem dado atenção especial às estradas vicinais. O trabalho de manutenção dessas vias tem sido constante. Só neste ano, cerca de 300km foram patrolados e/ou receberam cascalhamento. Todos os ramais e estradas principais de Palmares, por exemplo, foram recuperadas. Estradas vicinais em boas condições de conservação apresentam superfície de rolamento com melhor trafegabilidade, o que representa redução dos custos operacionais. Tal redução incide diretamente nos custos finais dos produtos transportados. De acordo com produtores da região, mais de 220 mil litros de leite são escoados por mês através das nossas estradas vicinais. “Além da importância econômica, as estradas vicinais proporcionam acesso às áreas rurais mais restritas e permite que a população possa desfrutar mais facilmente de serviços públicos. O acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através dessas estradas. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas todos os dias. Então, é nossa função deixar esse caminho mais leve e rápido, oferecendo mais segurança e conforto”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

    Leia mais...
  • Tem asfalto na porta de mais itapetinguense

    A prefeitura de Itapetinga segue o seu trabalho de pavimentação e melhoria da infraestrutura do município. Após finalizada a obra do bairro Cidade Jardim, a prefeitura entrega mais de 9.000m² de ruas pavimentadas, o que melhora a mobilidade urbana, o bem estar e a saúde da comunidade. https://www.youtube.com/embed/NQDoMYyKI0A De acordo com o sr. Dermeval Oliveira, “toda vez que chovia a gente levantava e já entrava na lama para ir para o trabalho”. Agora, com a pavimentação em CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente) seu Dermeval não precisa mais encarar a lama nos dias chuvosos nem a poeira em dias secos. O comerciante Claudio Sousa afirmou que a falta de pavimentação prejudicava o comércio. “Em tempos de seca os produtos ficavam cheios de poeira, o que era ruim para o consumidor. Agora ficou tudo mais limpo e até mais fácil fazer as entregas”, disse o comerciante. “A gente tem buscado, desde o início da gestão, construir uma cidade melhor para a nossa população. E não há como ter comodidade e saúde em meio à tanta poeira e lama. Por isso, a gente tem dado atenção especial às obras de pavimentação dos bairros para oferecer uma vida melhor ao nosso povo”, afirmou o prefeito Rodrigo Hagge.

    Leia mais...
  • Tem mais asfalto na Vila Isabel

    O trabalho de pavimentação de ruas e avenidas de Itapetinga segue de forma contínua, em um trabalho que já tem transformado a vida de muitos itapetinguenses. Nesta semana, a prefeitura está concluindo a pavimentação asfáltica do bairro Cidade Jardim, na Vila Isabel. https://www.youtube.com/embed/-cfVJalfPL8 Segundo o secretário de Infraestrutura, Gustavo David, o trabalho começou com a estruturação completa do terreno para oferecer qualidade e durabilidade à obra. “Na primeira etapa, foi executada toda a base do bairro bem como assentamento de guia e meio fio. Nesta segunda fase estamos fazendo aplicação do concreto asfáltico usinado quente, o CBUQ, completando cerca de 9 mil metros quadrados”, afirmou o secretário. “Mais do que melhorar a trafegabilidade, investir em infraestrutura urbana e pavimentação é proporcionar conforto à população, melhorar condições de limpeza e contribuir para a saúde pública. É oferecer vida digna ao povo”, disse o prefeito Rodrigo Hagge ao visitar a obra.

    Leia mais...
  • Prefeitura segue trabalho de recuperação de estradas vicinais

    A prefeitura de Itapetinga segue investindo em mobilidade e conforto para a população. Nesta semana foi finalizado mais um trabalho de recuperação de estradas vicinais. O município patrolou todo o trecho da estrada do Barro Branco, que liga Itororó à região conhecida como Cavalo Preto. Em seguida, a prefeitura recuperou a estrada que liga o povoado de Palmares a Pau Brasil. Entre os trechos recuperados foi feita ainda uma ponte molhada que atravessa o córrego Toucinho, entre Palmares e Pau Brasil.  A obra atende a uma reivindicação antiga, já que, em épocas de chuva, o trânsito pela área era inviável. Toda a obra totaliza cerca de 120km e vai beneficiar produtores e trabalhadores rurais, além de deixar o transporte escolar mais ágil e tranquilo. “As estradas vicinais têm uma importância vital para o escoamento da maior parte da nossa produção. Além disso, todos os dias, inúmeras pessoas precisam atravessar aqueles trechos para trabalharem ou estudarem. Nós não podemos, então, deixar de voltar as nossas atenções para essas áreas diariamente”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

    Leia mais...
  • Parque da Lagoa ganha academia ao ar livre

    O Parque da Lagoa foi criado para servir como um centro de esporte e lazer para os itapetinguenses, além de um excelente ponto turístico para os nossos visitantes. Buscando oferecer novos atrativos e adequar o parque às necessidades da população, a Prefeitura tem realizado intervenções capazes de melhorar a utilização dos espaços públicos. Nesta semana, o Parque Poliesportiva da Lagoa ganhou mais um atrativo. Numa ação conjunta das secretaria municipais, foi instalado a primeira academia ao ar livre do município. Os equipamentos foram doados pelo Posto Califórnia, por meio de uma compensação ambiental intermediada pela Secretaria de Meio Ambiente. Para Tiago Lima, consultor do empreendimento, “o Posto Califórnia buscou otimizar sua política ambiental oportunizando melhorias no Parque da Lagoa, unidade de conservação ambiental no município. Acreditamos que estamos contribuindo com a efetivação de uma agenda de qualidade ambiental urbana”. “Eu já disse algumas vezes que, mais do que obras grandiosas, Itapetinga precisa de cuidado com as pequenas coisas. O nosso parque da Lagoa já é uma obra incrível, capaz de reunir nossa população e muitos visitantes. Agora estamos levando mais atrações a nosso cartão postal, fomentando a prática de esportes e oferecendo novas oportunidades de lazer para nosso povo”, falou o prefeito Rodrigo Hagge.

    Leia mais...
  • Novo trator trará desenvolvimento econômico e agilidade ao serviço público

    Itapetinga recebeu na manhã desta quinta-feira, 22, um novo trator. Adquirido através de emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Câmara, o equipamento irá auxiliar nos trabalhos de infraestrutura e manutenção do município, além de ficar à disposição para atender às necessidades dos pequenos produtores, fomentando a agricultura familiar, auxiliando na geração de renda e na cultura de produtos orgânicos. Ao fazer a entrega oficial do trator, o deputado falou sobre a importância de um trabalho conjunto para o desenvolvimento da região. “Essa é a obrigação do homem público: estar presente, ajudando a população. O prefeito Rodrigo tem feito muito, mas precisa de apoio para seguir fazendo ainda mais pelo seu povo”, disse Câmara. “O trator conta com um implemento de roçagem que irá amenizar os problemas às margens das rodovias e praças públicas, além de trazer mais facilidade em nossas obras de terraplanagem em geral”, explicou o secretário de infraestrutura, Gustavo David. “A gente segue buscando trabalhar com o único propósito de trazer benefícios ao nosso povo, nos despindo de orgulho ou de qualquer limitação partidária, construindo alianças capazes de trazer desenvolvimento para o município. Assim, a gente consegue avançar, mesmo em tempos difíceis de pandemia”, disse o prefeito Rodrigo Hagge.

    Leia mais...
  • Abatedouro de aves será instalado no distrito industrial municipal

    Na manhã desta segunda-feira, 12, o prefeito Rodrigo Hagge apresentou à comitiva da Secretaria de Agricultura do Estado, a área do distrito industrial municipal que será cedida para a implantação de um abatedouro de aves. Junto com o secretário Lucas Costa, o prefeito visitou os mais de 5 mil metros quadrados disponibilizados para a instalação do novo empreendimento. “Temos uma estimativa inicial entre obra e implantação do terreno na casa dos 800 mil reais em contrapartida do município que trará mais benefício, proporcionando geração de emprego e renda para Itapetinga”, explicou o secretário municipal de infraestrutura, Gustavo David. As máquinas já estão preparando o terreno, delimitando a área e a deixando pronta para a instalação do abatedouro que gerará, inicialmente, mais de 100 empregos diretos, além de fomentar o setor. “O distrito industrial do município, criado em 2019, vem cumprindo sua função social. Ao ceder os terrenos para implantação de novos empreendimentos, Itapetinga gera emprego e renda, além de movimentar a cadeia produtiva do município. Eu acredito que poderemos estar despertando aqui, uma nova vocação para a nossa região, que já é tão promissora na pecuária”, afirmou o prefeito Rodrigo Hagge. Outras visitasO grupo visitou ainda a Agrovila Catolé, instalada ao lado do distrito. Durante anos os associados da Agrovila ocuparam a área das lagoas de decantação, criadas para o tratamento de efluentes. Em 2019, a prefeitura ofereceu novas terras para que eles pudessem viver e plantar. Desde então, o município firmou parceria com o Senar e o Sindicato Rural ofertar cursos de capacitação e fomentar a agricultura familiar, cada vez mais crescente. “A gente tem dado atenção especial aos pequenos produtores através do importante trabalho do Senar e a promissora parceria como Sindicato Rural. Só neste ano, na Agrovila, foram ofertados 3 cursos de capacitação que, tenho certeza, fez grande diferença no trabalho diário deles, além de agregar valor aos produtos por eles cultivados aqui”, garantiu o prefeito. Rodrigo Hagge e comitiva ainda visitaram a Itairó e conversaram com os catadores e o presidente da cooperativa.

    Leia mais...
  • Parque da Lagoa receberá novos espaços para prática esportiva

    Buscando proporcionar aos itapetinguenses mais opções de lazer e de prática esportiva, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, está fazendo, com recursos próprios, duas novas intervenções no Parque Poliesportivo da Lagoa. No espaço já utilizado atualmente para a prática de voleibol, a prefeitura está preparando uma quadra de 450m², com a piscina de areia da praia, iluminação de led e arquibancadas. Além disso, uma academia ao ar livre será montada na área de 40m², na área do bosque do Parque da Lagoa. Segundo o secretário de Infraestrutura, Gustavo David, a meta da administração municipal é ocupar outros espaços no entorno da lagoa para elaborar obras que levem lazer e entretenimento gratuito aos frequentadores do Parque. “O prefeito é jovem, tem sensibilidade e sabe a importância da prática de esportes”, disse o secretário. “O Parque da Lagoa é um dos nossos cartões postais e uma das atribuições da nossa secretaria é realizar projetos e obras públicas de ordenamento e embelezamento urbano”, concluiu o secretário. Segundo o prefeito Rodrigo Hagge, “nós precisamos ampliar os nossos espaços de convivência nos quais as pessoas se encontrem e possam trocar experiências, praticar esportes, passar suas horas de lazer. Além da mobilidade, temos que pensar a cidade como conjunto e como lugar de convivência. Uma boa cidade é aquela onde tem gente ocupando os seus espaços”.

    Leia mais...

FIQUE ATUALIZADO