Início >   Notícias >   Meio Ambiente

Mutirão de castração promove controle populacional e saúde única

Itapetinga recebeu, entre os dias 10 e 11, o projeto Vet Nômande. O projeto, liderado pelo médico veterinário, Rodrigo Martinez, castrou cerca de 100 animais de rua ou sem tutores. A ação foi embasada na Lei Federal que regulamenta a castração cirúrgica como uma forma eficiente de controle populacional de animais domésticos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fábio Viana, o controle populacional desses também é um problema ambiental que deve ser atendido pela prefeitura de Itapetinga. “A gente segue com o propósito de construir um ambiente equilibrado que proporcione uma vida mais saudável peara todos”, disse ele.

De acordo com o médico veterinário, responsável pelo projeto, a castração é uma forma de promovermos saúde única. Para administrações públicas, ela ainda representa economia: “A cada um real investido em controle populacional de animais domésticos, os cofres públicos economizam 27 reais de gastos para atender a população que se envolve com acidentes, mordidas, protocolos de raiva, micoses, sarnas, Leishmaniose e doença de Chagas”, afirmou Rodrigo Mendes. Ao diminuir a população de animais domésticos, diminuiremos os reservatórios dessas doenças, defende o veterinário.

Além disso, a castração promove benefícios à saúde do animal. ”Animais castrados vivem mais e com mais qualidade de vida. Castrando antes do primeiro cio você reduz em 95% de chance de desenvolver câncer de mama, evita tumor de próstata nos machos, fora questão comportamental, estresse, fuga desnecessária…”, explicou, Mendes.

A prefeitura de Itapetinga segue atuando para construir uma cidade harmônica, que promova desenvolvimento sustentável e que mantenha a atenção em todos os setores e todos os tipos de vida.