Início >   Notícias >   Educação Eventos

Missa e entrega da reforma do Centro Educacional José Marcos Gusmão marcam o início das comemorações dos 67 anos de Itapetinga

Nesta quinta-feira, 12, Itapetinga comemorou 67 anos de emancipação política. O dia festivo começou com uma missa celebrada pelo Pe. Carmelito, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Foi momento de agradecer pelas bênçãos alcançadas, especialmente neste ano, quando Itapetinga retomou o seu desenvolvimento econômico, recebendo novas empresas, gerando novos empregos e mais renda ao município. Em seu pronunciamento, o prefeito Rodrigo Hagge desejou que possamos continuar felizes por sermos itapetinguenses e aqui vivermos.

A comemoração continuou no Centro Educacional José Marcos Gusmão. Completamente reformado, Itapetinga recebeu a sua primeira escola pública 100% climatizada.

Na cerimônia de entrega, as falas seguiram a da gestora Illana Galvão que descreveu um sentimento de orgulho, missão cumprida e muito prazer pela realização de um trabalho bem feito.

Itapetinga tem, de fato, se destacado na educação. Como bem destacou o secretário, Geraldo Trindade, na Bahia, somos o único município a oferecer mestrado aos professores da rede. Somos uma das três cidades que oferecem residência estudantil na capital. No sudoeste baino, nenhuma outra cidade tem escola rural com educação em tempo integral. Também somos os únicos na região a ter internet via satélite em todas as escolas do campo. “Nós somos melhores que a grande maioria e a gente precisa reconhecer. Isso é fruto de um trabalho bem feito. Resultado de colocar o dinheiro no lugar certo. Essa escola é mais uma da saga que percorremos para colocar as nossas unidades no Padrão Rodrigo Hagge”, afirmou Trindade ao destacar que a obra do José Marcos Gusmão não foi simples e exigiu, inclusive, a criação de uma substação elétrica para suportar a instalação dos aparelhos e ar condicionado enviados pelo Governo Federal há mais de 6 anos.

Ao fazer a entrega da escola, Rodrigo Hagge fez uma análise do tempo de governo, da atuação da gestão e de tudo que já foi entregue, principalmente, na ocasião do aniversário do município. “Não temos como avaliar sem comparar o antes e depois. O que encontramos foram escolas sem pintar, mato crescendo, paredes rachadas e diversos problemas estruturais. Faltava tudo: carinho, dedicação e, principalmente, respeito com o próximo, com o dinheiro público, com o equipamentos públicos. E o que faltava foi o que prometemos. Hoje, posso ter certeza que estamos cumprindo nossas promessas, mas ainda precisamos refletir como podemos nos doar ainda mais para que Itapetinga permaneça pujante e com futuro glorioso”, afirmou o prefeito, após ter anunciado que o Centro Educacional José Marcos Gusmão será a primeira escola de ensino básico de Itapetinga a ter um laboratório de robótica assim que começarem as aulas.

Itapetinga está, a cada dia, mais próxima do ideal de educação traçado pelo prefeito no início da atual gestão.