Início >   Notícias >   Saúde

Itapetinga retomará vacinação de adolescentes


A partir desta segunda-feira, 20, a prefeitura de Itapetinga retomará a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. Na última quinta, o Ministério da Saúde havia suspendido a vacinação deste grupo, deixando a imunização, exclusivamente, para aqueles que possuíam deficiência permanente, comorbidades ou estavam em regime de privação de liberdade. Nesta sexta-feira, no entanto, a Comissão Intergestores Bipartite da Bahia decidiu que os 417 municípios da Bahia devem retomar imediatamente a vacinação de adolescentes contra a Covid-19.

Segundo a CIB, não há evidências que justifiquem a suspensão da imunização deste grupo. De acordo com a secretária de Saúde da Bahia, Tereza Paim, “o Ministério da Saúde implementou unilateralmente decisões sem respaldo técnico e científico. Diferente da posição ministerial, a Bahia reuniu especialistas, a exemplo da presidente da Sociedade Baiana de Infectologia, Miralba Freire, bem como do diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Antônio Bandeira. Ambos refutam a iniciativa do Ministério da Saúde de suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidade ou deficiência permanente”, ressalta a secretária em exercício.

“Por isso, a partir da próxima segunda-feira, 20, os adolescentes itapetinguenses voltarão a ser imunizados, independente de comprovação de comorbidades ou deficiência permanente. A gente lamenta o impasse e insegurança causada pela divergência, mas seguiremos com a vacinação, certos de que, em breve, poremos fim à pandemia”, disse o secretário Hugo Sousa.

FIQUE ATUALIZADO