Início >   Notícias >   Guarda Municipal Meio Ambiente

Itapetinga recebe reforço na proteção ao meio ambiente com criação do Pelotão Ambiental

Na manhã desta sexta-feira, 13, Itapetinga recebeu mais uma ferramenta de proteção à natureza, à fauna e à flora. No Parque da Matinha, 12 oficiais foram empossados no pelotão ambiental da Guarda Municipal. A partir de então, eles passam a cumprir a missão de proteger o meio ambiente, através de ações educativas e fiscalizatórias, coibindo crimes ambientais ou qualquer ação que possa trazer desequilíbrio ao nosso meio.

Após uma semana de capacitação com o GEPA  – Grupo Especial de Proteção Ambiental – de Salvador, o Pelotão passa a ter a obrigação de coordenar, orientar e executar ações que coíbam práticas ilícitas como caça predatória, desmatamentos e extração de fauna e flora regional.

Durante a cerimônia, o autor do projeto de criação do pelotão ambiental, o presidente da câmara João de Deus, falou sobre o importante reforço que o município recebe na proteção ao meio ambiente, com guardas atuando em praças, jardins, dentro do Parque da Matinha, nas margens do rio e onde houver necessidade de preservação ambiental.

Ao entregar os certificados aos novos membros do Pelotão Ambiental, o comandante do GEPA, Robson Pires, afirmou que aquele não era um projeto da Guarda Municipal, mas um projeto de gestão capaz de transformar o meio e melhorar a vida de toda a população.

“Nós passamos momentos extremamente difíceis na GM e era preciso, após corrigir erros, virar a página, ter ideias, inovar e apresentar o belíssimo trabalho que a Guarda faz em nosso município. Hoje a gente pode novamente mostrar para a população que ela não apenas pode, como deve confiar na Guarda Municipal de Itapetinga. Que consigamos implantar novos nichos de ação. Hoje a gente inicia um trabalho que irá gerar frutos não para a minha geração, mas para a geração da minha filha, aqui presente, e de todos os nossos filhos e netos. Que consigamos deixar como legado um mundo melhor para eles”, concluiu o prefeito Rodrigo Hagge.