Início >   Notícias >   Saúde

Itapetinga realizará mais de 2000 mamografias para rastreamento de câncer de mama


Itapetinga recebe, desde o dia 08, uma ação de rastreamento do câncer de mama. Uma unidade móvel realizará, até o próximo sábado, 2.100 exames de mamografia bilateral para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

A mamografia bilateral tem a finalidade de rastrear o câncer de mama entre mulheres assintomáticas, sem diagnóstico prévio de câncer de mama e com mamas sem alterações, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Os exames serão realizados até o dia 24 de setembro e fazem parte do programa Saúde Sem Fronteiras Itinerante – Rastreamento do Câncer de Mama. As mulheres dentro dessa faixa etária devem procurar o posto de saúde Guilherme Dias para se submeter ao exame.

A unidade móvel é equipada com mamógrafos de última geração, que detectam o câncer precocemente. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o programa Saúde sem Fronteiras tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres (excluindo os casos de pele não melanoma), sendo responsável por 25% do total de casos de câncer no mundo. A OMS estima que, no mundo, ocorram cerca de 1.050.000 casos de câncer de mama por ano. Ele representa a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. Previnam-se!

FIQUE ATUALIZADO