Início >   Notícias >   Saúde

Itapetinga realizará Dia D contra Gripe Influenza


Itapetinga realizará, no próximo dia 20 de maio, o Dia D de imunização contra a Gripe Influenza. Todos os postos de saúde da sede do município e do Distrito de Bandeira do Colônia estarão extraordinariamente abertos das 08h às 17h para garantir a prevenção da população. Na Alameda Ruy Barbosa e na creche Virgínia Hagge serão montados postos itinerantes com o intuito de aproximar a comunidade do serviço de saúde, promover uma campanha educativa sobre a importância das vacinas e, claro, garantir que mais pessoas possam ser imunizadas.

A campanha ainda seguirá até o dia 31 de maio. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.

“A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, explica a secretária de Saúde, Rosânia Rabelo.

A influenza e a vacina
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.
A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.
Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.

FIQUE ATUALIZADO