Início >   Notícias >   Saúde

Itapetinga dá início à campanha de vacinação antirrábica


A Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos começou, em Itapetinga, nesta segunda-feira, 08. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, na unidade de saúde Guilherme Dias, das 8h às 13h.

A estimava é que cerca de 8.000 animais sejam imunizados na campanha. A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente, é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.

Em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço também deve ser anualmente.

A raiava é uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, através de uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando inflamação no cérebro e que evolui de forma bem rápida.

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a doença, letal em quase 100% dos casos, e manter os pets saudáveis.

A prefeitura de Itapetinga também tem levado a campanha de vacinação antirrábica para a zona rural. Quase 300 animais deverão ser imunizados nesta área. Para proteger seu animal, é preciso receber bem a equipe de vigilância nas propriedades.

Acompanhe o calendário de visitas à zona rural para vacinação dos pets.

10/08: Inácio Fernandes Paquetá e Santa Julia (estrada de Caatiba)

11/08: Pilãozinho e Limoeira (estrada de Caatiba)

15/08: Fazenda de Dona Naná

17/08: Estrada de Macarani (lado direito)

18/08: Balsa de Hermógenes (lado direito)

22/08: Balsa de Hermógenes (lado esquerdo)

24/08: Pompílio Espinheira (até Duas Barras e cachoeira Piabanha)

            Tom Tom (dois lados)

25/08: Cavalo Preto

29/08: Mediação até estrada de Pau Brasil

31/08: Estrada de Adiel até estrada de Potiraguá

            Estrada de Bandeira

01/09: Palmares

05/09: Bandeira

FIQUE ATUALIZADO