Início >   Notícias >   Educação

Início de novo ano letivo e reformas mostram que a educação municipal segue em movimento

Nesta semana a rede municipal de ensino deu início ao ano letivo de 2021. Ainda de forma remota, os alunos de Itapetinga seguem recebendo educação através da plataforma Google Suíte, que oferece ferramentas e tecnologia suficiente para garantir aprendizado de forma dinâmica e que atinja a todos.

“Nós passamos com sucesso por um processo de matrículas 100% online e seguimos utilizando a internet para dar continuidade ao ensino da rede municipal. No entanto, a gente continua se estruturando cada vez mais para, assim que for possível, voltarmos às aulas presenciais com segurança”, afirmou o secretário Geraldo Trindade.

Segundo Trindade, o município segue com a manutenção e reforma dos prédios escolares, em um trabalho contínuo de aprimoramento do espaço físico que foi iniciado em 2017. Entre as unidades que precisavam de reforma estava a escola Anísio Teixeira. A cozinha e o depósito do colégio precisavam ser demolidos para aguardar a mudança de local da adutora do SAAE, que passa justamente abaixo da escola.

Agora, a escola já conta com novos ambientes, com estrutura mais ampla e confortável, com a segurança necessária para um retorno às aulas tranquilo.

A Resita

Para garantir conforto e melhor condição de aprendizado aos estudantes itapetinguenses que buscam formação em Salvador, a prefeitura tem se dedicado a manter a estrutura da Resita em melhor condição de uso.

Em 2018, a Secretaria de Educação realizou uma reforma completa da Residência dos Estudantes que se encontrava abandonada há mais de 10 anos. Na última semana, o município novamente foi fazer manutenção no espaço, substituindo o telhado da cozinha e reordenando o do restante da casa e novo tanque de armazenamento de água, além de uma porta automática para isolamento acústico da área de estudos.

A prefeitura realizou ainda manutenção de fogão e mesa de refeição, substituição das portas dos boxes dos sanitários masculino e feminino, substituição de chuveiros elétricos, reparo e pintura de paredes internas. Os residentes receberam dois computadores que serão utilizados para conexão e atividades remotas dos cursos nos quais são matriculados.

De acordo com o prefeito Rodrigo Hagge, o que difere a atual gestão é justamente o cuidado com as pessoas. “A Resita é um imóvel com mais de cem anos de idade, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, que auxilia os itapetinguenses na busca de uma melhor formação. Nós não vamos deixar que ela se deteriore mais uma vez”, afirmou.