Início >   Notícias >   Desenvolvimento Social

Em tempos de pandemia, prefeitura adequa serviços de Desenvolvimento e Assistência Social

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, os serviços promovidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social continuam atuantes.

As atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão acontecendo de forma remota, uma vez que os grupos não podem se reunir presencialmente como acontecia antes da pandemia. A equipe do Serviço leva as atividades para os usuários em casa e são realizadas visitas e contatos telefônicos periódicos com as famílias.

Segundo a coordenadora da Proteção Social Básica, Roberta Marques, o trabalho remoto não impede a humanização. “Percebemos a importância da continuidade do trabalho por se tratar de um serviço essencial aos usuários da Política de Assistência Social, dessa forma, mesmo que distantes, estamos sempre acompanhando e monitorando os participantes do serviço”, avaliou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Carolina, ressalta que é importante as equipes realizarem atendimentos individualizados quando necessário. “Em tempos de isolamento social o grande desafio imposto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é exatamente não deixar que nossos usuários dos grupos se sintam isolados. Em função disso, temos desenvolvido o atendimento de forma remota, fazendo contato através de ligações, aplicativos de mensagens. Sempre que possível, a equipe técnica também faz o atendimento individualizado através de visitas, respeitando as medidas de segurança, ao idoso e às famílias para orientação e inclusão nos programas e serviços, garantindo assim, o fortalecimento dos vínculos”.