Início >   Notícias >   Meio Ambiente

Em parceria com a UFBA, Parque da Matinha avalia qualidade da água dos recintos


A parceria entre Parque da Matinha e Universidade Federal da Bahia já vem rendendo frutos no que diz respeito a estudos criteriosos em relação a cuidados sanitários do Parque.

Na última semana, uma coleta feita na Matinha promoveu uma análise da qualidade da água nos recintos a fim de estabelecer a melhor rotina clínica para os cuidados fitossanitários dos animais.

Segundo a Médica Veterinária Deborah Froes, “a parceria com as Universidades tem potencializado o trabalho técnico que realizamos aqui na matinha. Com o resultado das análises da água, podemos identificar se existem potenciais situações de risco à saúde animal e assim traçar estratégias de prevenção de doenças”, explicou Deborah ao agradecer o auxílio do Prof. Dr. Ricardo Fraga, da UFBA.

Nesta semana, os pesquisadores da UFBA retornarão ao Parque para coleta de material biológico dos animais com o objetivo de fazerem sexagem molecular das aves (uma das maneiras mais seguras e efetivas de realizar a identificação de machos e fêmeas) e exames laboratoriais de todo plantel.

Além de subsidiar o trabalho feito pelos veterinários do Parque, todos esses dados serão tratados por pesquisas desenvolvidas no Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA.

“Antes mesmo da sua reabertura, o Parque da Matinha já tem se transformado e vem começando a cumprir o seu papel na preservação e conservação ambiental, além de já está se tornando uma importante ferramenta de pesquisa para a nossa região”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fábio Viana.

FIQUE ATUALIZADO