Início >   Notícias >   Educação

Em Live, prefeito Rodrigo Hagge anuncia retorno das aulas na rede municipal

Na noite desta quinta-feira, 04, o prefeito Rodrigo Hagge realizou uma live para falar sobre os planos e estratégias para o retorno às aulas em Itapetinga. Ao lado do secretário de educação, Geraldo Trindade, e do secretário de saúde, Hugo Souza, Rodrigo explicou as medidas de segurança e o cronograma preparado para o reinício do ano letivo.

Retorno do ano letivo 2020

A rede municipal irá retomar as aulas no dia 01 de março para finalizar o ano letivo de 2020. Para os alunos da sede e do distrito de Bandeira do Colônia, as aulas serão online, através da plataforma Google Class. A prefeitura já contratou uma empresa de consultoria que irá dar treinamento para professores, pais e alunos. A plataforma oferece todas as ferramentas tanto para transmissão das aulas quanto para disponibilização de material, atividades e biblioteca virtual. Os alunos que tiverem dificuldade de acesso terão disponibilizadas as atividades impressas na escola.

Em Palmares e na zona rural, como as turmas já são menores, os lanches já são feitos na sala de aula e há mais facilidade no controle do distanciamento, as aulas retornarão de forma presencial, também no dia 01 de março.  A secretaria ampliou o número de turmas, dividindo-as em dois turnos, aumentou o transporte escolar e já adquiriu o quaternário de amônio – material usado em UTIs – para desinfecção diária dos transportes e semanal das escolas. Haverá ainda dupla testagem, aferição de temperatura, disponibilizarão álcool 70% e máscara para todos os alunos e funcionários.

Ano Letivo 2021

A expectativa é que em maio se inicie o ano letivo de 2021. A partir de então, o município irá adotar a forma presencial também nas escolas da sede e do distrito de Bandeira. Todas as medidas de segurança aplicadas na zona rural nesta primeira etapa se estenderão para o novo ano letivo.

Novidades na educação

Durante a live, prefeito e secretário anunciaram ainda novidadse para a educação municipal:

• O município irá entregar, pela quinta vez, o kit merenda escolar a todos os alunos da rede municipal.
  • Itapetinga implantará a reserva de carga horário para os professores da rede, direito reivindicado desde 2008 pela classe. Com a reserva, o professor passa 2/3 da sua carga horária em sala de aula e 1/3 é reservado para planejamento. O objetivo é uma melhor estruturação das atividades, uma vez que o trabalho do professor não se encerra em sala.
  • Mesmo durante o período de escolas fechadas, o município seguiu reformando suas unidades escolares. Durante a live, o prefeito mostrou o resultado das reformas das escolas Aquilino Brito, Clodoaldo Costa, Sinval Palmeira e Creche Diva de Paula