Início >   Notícias >   Saúde

Dengue: outro vírus a ser combatido


A pandemia causada pelo novo Coronavírus está desafiando a Saúde do Brasil com um aumento exponencial do número de casos de Covid. Além disso, essa é uma doença sem tratamento com eficácia comprovada e ainda não temos vacinas para todos.

No entanto, este vírus não é a única preocupação na saúde pública. Esta época do ano, marcada por temperaturas mais baixas e chuvas, é propícia para o desenvolvimento também de outras doenças.

Enquanto combatemos o coronavírus, nós também enfrentamos as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como Dengue, Zika e Chicungunya. E o problema ainda se agrava porque essas patologias têm sintomas muito parecidos com a Covid-19: febre, mialgia (dor muscular) e mal-estar, por exemplo.

Entre as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, a Dengue é uma das maiores preocupações, uma vez que seu quadro pode se agravar e tornar-se letal. Segundo o coordenador de endemias Márcio Ribeiro, Itapetinga registrou, de 2019 para 2020, 427 casos notificados e 114 confirmados. “Neste ano de 2021, tivemos 02 casos notificados nas primeiras 9 semanas”, afirmou o Coordenador, pedindo a todos que aumentem a fiscalização em casa para eliminar possíveis focos da dengue.

FIQUE ATUALIZADO