Início >   Notícias >   Meio Ambiente

Curso de capacitação aperfeiçoa atuação de Pelotão Ambiental


Em janeiro, a Secretaria de Meio Ambiente ganhou mais um reforço na proteção à natureza, à fauna e à flora com a formação oficial do Pelotão Ambiental da Guarda Municipal. Desde então, o grupo vem cumprindo a missão de proteger o ambiente, através de ações educativas e fiscalizatórias, coibindo crimes ou qualquer ação que possa trazer desequilíbrio ao nosso meio.

Para otimizar a ação do pelotão, a secretaria realizou curso de capacitação com o objetivo de organizar procedimentos de atuação, protocolos e debater a legislação vigente.

O veterinário Gerson Norberto, agente de defesa ambiental da Matinha, falou sobre a necessidade de se respeitar alguns comandos para garantir a segurança no manejo com animais silvestres, principalmente, se eles forem encontrados em áreas urbanas.

O Sr. Aderbal Azevedo Alves, Coordenador do CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Vitória da Conquista, explicou quais as condutas para encaminhamento desses animais, vítimas de apreensão, seja ao serem encontrados soltos nas ruas ou quando são detectados crimes ambientais como tráfico de animais.

O corpo técnico da secretaria também participou da formação do pelotão com informações sobre licenciamento, os trâmites legais e sua importância na construção de uma cidade desenvolvida economicamente mas, principalmente, que mantenha o seu equilíbrio ambiental.

A tarde de capacitação foi encerrada pelo biólogo, Maicon Matos, com noções sobre a legislação brasileira aplicada na prática.

“Unir forças para construirmos um ambiente mais saudável e melhor para se viver é um dos maiores propósitos da secretaria. A gente tem realizado importantes parcerias e agora, com a incorporação do pelotão ambiental em nosso time, a gente ganha mais força de atuação. Para melhor desenvolver o nosso trabalho, a gente investe em capacitação e preparação diária de toda a nossa equipe, para realizarmos ações mais efetivas e, principalmente, para prestar um bom serviço para a nossa população”, explicou o secretário de meio ambiente, Luciano Almeida.

FIQUE ATUALIZADO