Início >   Notícias >   Desenvolvimento Econômico

Capacitação e empreendedorismo marcaram homenagem às mulheres

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sebrae, em parceria com a CDL e a Prefeitura de Itapetinga, realizou o ll Encontro de Mulheres Empreendedoras. O evento contou com uma feira de negócios composta por produtos comercializados por mulheres.  Além de um momento lucrativo, o evento homenageou empresárias, ofereceu um momento cultural,  um Talk Show com a consultora do Sebrae Lica Argolo, e, o que foi o ponto alto da noite, a palestra Dona de si, ministrada pela atriz Suzana Pires. Segundo a atriz, o objetivo era “levar a palestra para as mulheres que estão fazendo os seus negócios tenham inspiração, para que elas saiam do atoleiro e saibam onde estão errando e o que podem melhorar”.

Suzana Pires, que além de atriz é empresária, escritora e colunista da coluna Dona de Si nas revistas Marie Claire e Empreteca, falou sobre o desafio da mulher em empreender e do tão falado conceito de sororidade, que nada mais é do que abandonar a crença de competição entre mulheres para que formem uma grande rede de parceria.

A noite, cheia de informação, falou sobre protagonismo feminino, a identificação de talentos, propósitos, planejamentos e sonhos, além, claro, de explicar como o machismo pode atrapalhar na construção de empresárias de sucesso.

Presente no evento, Felizdênio Xavier, secretário de Desenvolvimento Econômico e responsável pela Sala do Empreendedor em Itapetinga, falou sobre a importância de projetos como esse: “Desde o início da gestão, a gente vem apostando em capacitação como a principal forma de fomentar o empreendedorismo e dar suporte a esses trabalhadores que querem começar a se aventurarem no mercado. No dia das mulheres a gente não poderia fazer outra ação senão à de oferecer a elas mais informação e auxiliá-las a trilharem um caminho de sucesso na área que escolheram seguir. E, sem dúvidas, o evento não poderia ter tido um sucesso maior”, disse Felizdênio.

De acordo com Rhelrison, gestor do Sebrae de Itapetinga, “o conhecimento é a única coisa que liberta. Uma vez adquirido, ninguém lhe tira”.