Início >   Notícias >   Saúde

Campanha de multivacinação e contra a poliomielite encerra nesta sexta

A dois dias do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, dados da secretaria municipal de saúde apontam que menos 64% das crianças de até 4 anos tomaram a vacina contra a Pólio. Em Itapetinga, menos de 2700 crianças, das 4237 que compõem o público alvo, receberam as gotinhas. A meta é atingir 95% do público-alvo.

A campanha, iniciada no dia 8 de agosto e prorrogada até o dia 30 de setembro, visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país. Em países como os Estados Unidos e Israel, onde a doença já estava erradicada, ressurgiram casos.

A prefeitura de Itapetinga tem se dedicado a ampliar a cobertura através de vacinação extramuros e campanhas de conscientização. Nesta quarta-feira, 28, por exemplo, a equipe esteve no povoado de Palmares para imunizar a população. No sábado, uma ação conjunta com o Rotary Clube vacinou mais de 65 crianças contra a poliomielite.

“É importante lembrarmos que o vírus está em circulação e que a Poliomielite é uma doença grave e não há cura, uma vez instalada a forma paralítica. O cenário é preocupante. É importante que os pais se atentem e aproveitem esses últimos dias para levar as crianças para receber as gotinhas. Não queremos o retorno da paralisia infantil e o esforço tem que ser coletivo para aumentarmos a cobertura vacinal no Brasil”, alerta a diretora de vigilância à saúde, Fabrine Sodré.

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou como alto o risco da volta da paralisia infantil no Brasil, colocando o país em alerta máximo. Vacinem-se!