Início >   Notícias >   Saúde

Agentes debatem formas de intensificar o combate às endemias no município


Buscando intensificar e deixar ainda mais efetivo o combate às endemias no município, os agentes de Itapetinga se reuniram, na última sexta-feira, 19, com a diretoria de vigilância. O encontro aconteceu na Base Operacional de Saúde e, entre os temas debatidos, estava o cenário perigoso encontrado em alguns bairros.

“A gente sabe que eliminar os criadouros é a melhor estratégia de prevenção à dengue. Em alguns pontos do município, no entanto, tem sido difícil manter esse cuidado. Terrenos baldios, acúmulo de entulhos e a resistência que os agentes encontram para entrar em algumas casas acabam dificultando o trabalho e pondo em risco toda a população”, explicou o coordenador de endemias, Márcio Ribeiro.  

O Programa de Controle à Esquistossomose também foi pauta da reunião com o objetivo de apresentar a transmissão urbana como um dos grandes desafios a serem enfrentados.

O grupo ainda debateu o déficit de Agentes de Combate às Endemias e analisou a necessidade de uma mudança através do Ministério da Saúde, órgão responsável pela legislação na área.

FIQUE ATUALIZADO