Início >   Notícias >   Meio Ambiente

A Matinha está voltando


A tarde desta sexta-feira foi marcada pela recuperação de um dos maiores patrimônios de Itapetinga. Acompanhado pelo deputado federal Antonio Brito, o prefeito Rodrigo Hagge fez uma visita ao Parque da Matinha, agora requalificado.

Fechado para visitação desde 2013, o Parque passou por uma grande obra. Além de questões estruturais, a Matinha foi readequada para melhor acomodar os animais. Os recintos das aves, por exemplo, antes feitos de forma arredondada, tomaram forma retangular, para permitir um vôo mais próximo do que acontece na natureza. “Em seu habitat natural, as aves não voam em círculos”, explicou o Secretário de Meio Ambiente, Rogério Neves.

Presas e predadores foram postos em recintos distantes para evitar estresse dos animais. As cobras ganharam novos ambientes com vidro e maior claridade. A python, cobra de quase sete metros de comprimento, foi realocada em um ambiente mais amplo e de maior visibilidade. Um muro de contenção foi reforçado para evitar que os macacos fujam das suas ilhas – totalmente reformadas – e eles foram separados de forma mais adequada para a melhor convivência entre grupos. Um novo recinto foi construído para as capivaras. Os recintos dos felinos, dos jacarés, do veado e do avestruz foram requalificados.

As obras de arte criadas pelos artistas São Félix e Vila Dônega foram restauradas ganhando mais cor e vida e as trilhas que levam a elas foram limpas e delineadas para dar a visibilidade que as obras merecem.

A prefeitura realizou, ainda, todo o saneamento dos recintos, da parte administrativa e clínica do parque, atendendo a exigência do Inema.

Muros e paredes dos recintos foram grafitados, praça central refeita, toda parte de paisagismo realizada. A Matinha voltou a ter o brilho e a atenção que nunca deveria ter perdido.

Ao final do passeio pela Matinha, o deputado Antonio Brito falou sobre o parque. “A visita foi muito importante, pela qualidade da recuperação, o cuidado com os animais e com toda parte vegetal botânica da matinha, fruto de um trabalho da gestão Rodrigo Hagge com apoio de emendas parlamentares de nossa autoria”, disse o deputado.

“Itapetinga se orgulha do seu parque, se orgulha da sua cultura. Em breve, quando tudo isso passar, teremos a inauguração que tanto sonhamos e ficaremos felizes em devolver à população parte da sua história cultural”, garantiu o prefeito Rodrigo Hagge.

FIQUE ATUALIZADO