Início >   Notícias >   Saúde

Vigilância Sanitária instrui manipuladores de alimentos durante a Exposição Agropecuária

A prefeitura de Itapetinga tem atuado na 50ª Exposição Agropecuária para garantir a realização de um evento bonito e, principalmente, seguro para todos. Buscando fortalecer as ações de proteção à saúde coletiva, a Vigilância Sanitária vem realizando atividades educativas e de orientação com os manipuladores de alimentos que estão trabalhando na festa. O objetivo é fazer com que eles fiquem atentos às condições sanitárias e de conservação dos alimentos comercializados no Parque Juvino Oliveira.

Os manipuladores de alimentos são de extrema importância para a garantia de um produto seguro. Esse profissional faz parte da garantia do controle da qualidade e a segurança dos alimentos. Por estarem em um parque de exposições, os cuidados precisam ser redobrados.

“É fundamental que se entenda que, somente a utilização de uma rigorosa metodologia que garanta a higiene e o controle na produção, consegue-se alimentos que não ofereçam perigo à saúde dos consumidores. Dessa forma, o manipulador de alimentos deve ter consciência de sua importância para a obtenção de produtos que são seguros à saúde”, explicou Mariana Caldeira, coordenadora de Vigilância Sanitária do município.

O grupo da secretaria de saúde municipal distribuiu panfletos e passou informações sobre os hábitos adequados para evitar a contaminação de alimentos ou ainda transferência de microrganismos de um alimento para o outro.