Início >   Notícias >   Educação

Tecnologia, Criatividade e sustentabilidade na rede municipal de ensino

Em março, a prefeitura de Itapetinga inaugurou, no Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão, o primeiro Laboratório de Robótica de escolas do Sul e Sudoeste da Bahia. Nesta sexta, 23, uma mostra interna de criações apresentou os primeiros trabalhos já realizados pelos 120 alunos inscritos no curso.

Carros, jogos e animações foram criados e apresentados à comunidade escolar tendo como foco a tecnologia e noções de programação sem deixar de lado a ideia de sustentabilidade. Utilizando materiais recicláveis como papelões e garrafas pet, os alunos do José Marcos mostraram que avanço tecnológico pode – e deve – conviver bem com a preservação do meio ambiente.

Para que a inventividade e os projetos dos alunos ganhem forma e movimento o curso conta com um laboratório equipado e suporte do professor “A prefeitura de Itapetinga, através da Secretaria de Educação, nos equipou com material de primeiríssima linha e nos ofereceu uma formação em robótica para que pudéssemos assumir essa sala de aula. Estamos vivenciando um momento muito bom na educação com esse curso de robótica, pois ele desperta a curiosidade, reforça a aprendizagem, a atenção e o espírito de criação dos alunos”, disse o professor de robótica, Nilton Cirqueira.

“A tecnologia tem se tornado, cada vez mais, uma aliada das escolas, principalmente quando a gente pensa nos benefícios fora da sala de aula. A robótica melhora o raciocínio e promove a criatividade. Além disso, através dela, a gente consegue preparar os nossos alunos para lidar com a tecnologia de forma positiva, produtiva e consciente”, concluiu o secretário de educação, Fábio Viana.