Início >   Notícias >   Agricultura e Desenvolvimento Rural Desenvolvimento Econômico Meio Ambiente

Semana de capacitação para os homens e mulheres do campo

A prefeitura de Itapetinga realizou, durante a última semana, uma série de cursos. Em parceria com o Sindicato Rural e o Senar, pequenos produtores e alguns funcionários do Parque da Matinha aprenderam técnicas de tratoristas, olericultura e apicultura.

Na Associação de Agricultores e Psicultores, 15 famílias foram beneficiadas com informações sobre o plantio, cultivo, manutenção e preservação de hortaliças. Entre os aprendizados passado pela professora Regiane, instrutora do Senar, estava a produção de pesticidas orgânicos que, além de não contaminarem o alimento, não prejudicam o solo e a água, preservam os nutrientes e o sabor do produto. O grupo aprendeu, também, as principais diferenças da agricultura orgânica em relação à convencional, que utiliza adubos e defensivos e industrializados.

Para os participantes do curso, as vidas também foram transformadas pelo programa. Hoje, eles olham para o solo com mais carinho e respeito e afirmam se arrependerem por terem agredido a terra com o manejo errado. Agora, eles olham para o mato de outra forma também, enxergando-o como seu aliado.

No Parque de Exposições, um outro grupo aprendia técnicas sobre manutenção e condução de tratores. Por meio do treinamento, os custos do preparo da terra são reduzidos, além de ser também uma forma de obter renda extra. Dentro do conteúdo programado, os alunos inscritos no curso tiveram noções básicas de sistema de alimentação de motores, arrefecimento, lubrificação, transmissão e noções de sistema elétrico e hidráulico. Além de toda a parte técnica como ensinamentos sobre roçagem, pichamento, gradagem e sulcamento.

No Parque da Matinha, em aulas de campo e na Uesb, uma equipe aprendeu como conhecer diferentes tipos de abelhas, em especial a abelha africanizada e os aspectos da atividade apícola no Brasil. O instrutor do Senar listou produtos das abelhas e suas características, ensinou a reconhecer materiais necessários para a criação de abelhas, a identificar as características adequadas para instalação de um apiário e as vantagens de obtenção de enxames, além de indicar as técnicas de manejo das colônias de abelhas. De acordo com o secretário de meio ambiente, Luciano Almeida, há a intenção de montar um apiário de abelhas sem ferrão dentro da Matinha para auxiliar na polinização da flora do parque.

A capacitação dos homens e das mulheres do campo traz benefícios ao melhorar a produção, gerar renda e oferecer alternativas para aqueles que buscam emprego na cidade. “Ao final de cada treinamento é possível observar a satisfação dos participantes ao verem que com sua própria produção pode ser transformada em produtos de qualidade de forma totalmente acessível’’, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Felizdênio Xavier.