Educação e Cultura

Secretário:

Geraldo Trindade

Geraldo Trindade é Doutor em Nutrição de Ruminantes, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Graduado em Zootecnia e Especialista em Gestão Educacional.

Há 33 anos fez de Itapetinga a sua terra quando, aos 20, foi aprovado em concurso do Ministério da Agricultura para ser professor da EMARC-IT. Desde então tem contribuído com o desenvolvimento de Itapetinga, atuando como professor da EMARC-IT por 26 anos onde também foi diretor por cinco anos, secretário municipal de educação (2001-2004) e professor da UESB.

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Itapetinga), nos Cursos de Física, Biologia, Química e Pedagogia. É Técnico em Fiscalização Federal do Ministério da Agricultura/CEPLAC (licenciado). Ocupa o cargo de Secretário Municipal de Educação de Itapetinga pela segunda vez. É Zootecnia/Projetista rural credenciado ao Banco do Nordeste, Banco do Brasil e SEBRAE. Presta consultoria a diversas empresas agropecuárias.

DESAFIOS GERAIS DA PASTA

Apesar da grave situação financeira dos municípios brasileiros em decorrência da sobrecarga de ações na área educacional sem a justa contrapartida da União, a constante evolução da sociedade traz a necessidade de uma reformulação no Sistema de Ensino atual, pois lidamos todos os dias com novas demandas, sendo necessária a ampliação da função da escola. A nossa realidade apresenta alunos com sede de inovação, uma vez que fora da escola lidam com tecnologias como jogos e redes sociais e na maioria das vezes as escolas não acompanham essa evolução, com risco de ruptura da comunicação. Nossos alunos vêm de realidades diferentes, muitas crianças e adolescentes com desestruturas familiares, problemas psicossociais e deficiências que exigem ações rápidas e eficazes, capazes de atender as necessidades com decisões precisas e coerentes como a implantação do CAEE ocorrida em 2017.

Uma educação de qualidade se faz com planejamento e investimento, sobretudo investindo na formação e valorização dos profissionais em educação, que verdadeiramente fazem a educação acontecer, a exemplo do Curso de Mestrado em convênio com a UESB.

Proporcionar ao educando, de acordo o Plano Municipal de Educação, uma educação plena visando o seu desenvolvimento integral, resgatando valores e preparando-o para a vida é sem dúvida o grande desafio geral da Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga.