Educação e Cultura

Secretário:

Geraldo Trindade

Geraldo Trindade é Doutor em Nutrição de Ruminantes, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Graduado em Zootecnia e Especialista em Gestão Educacional.

Há 33 anos fez de Itapetinga a sua terra quando, aos 20, foi aprovado em concurso do Ministério da Agricultura para ser professor da EMARC-IT. Desde então tem contribuído com o desenvolvimento de Itapetinga, atuando como professor da EMARC-IT por 26 anos onde também foi diretor por cinco anos, secretário municipal de educação (2001-2004) e professor da UESB.

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Itapetinga), nos Cursos de Física, Biologia, Química e Pedagogia. É Técnico em Fiscalização Federal do Ministério da Agricultura/CEPLAC (licenciado). Ocupa o cargo de Secretário Municipal de Educação de Itapetinga pela segunda vez. É Zootecnia/Projetista rural credenciado ao Banco do Nordeste, Banco do Brasil e SEBRAE. Presta consultoria a diversas empresas agropecuárias.

DESAFIOS GERAIS DA PASTA

Apesar da grave situação financeira dos municípios brasileiros em decorrência da sobrecarga de ações na área educacional sem a justa contrapartida da União, a constante evolução da sociedade traz a necessidade de uma reformulação no Sistema de Ensino atual, pois lidamos todos os dias com novas demandas, sendo necessária a ampliação da função da escola. A nossa realidade apresenta alunos com sede de inovação, uma vez que fora da escola lidam com tecnologias como jogos e redes sociais e na maioria das vezes as escolas não acompanham essa evolução, com risco de ruptura da comunicação. Nossos alunos vêm de realidades diferentes, muitas crianças e adolescentes com desestruturas familiares, problemas psicossociais e deficiências que exigem ações rápidas e eficazes, capazes de atender as necessidades com decisões precisas e coerentes como a implantação do CAEE ocorrida em 2017.

Uma educação de qualidade se faz com planejamento e investimento, sobretudo investindo na formação e valorização dos profissionais em educação, que verdadeiramente fazem a educação acontecer, a exemplo do Curso de Mestrado em convênio com a UESB.

Proporcionar ao educando, de acordo o Plano Municipal de Educação, uma educação plena visando o seu desenvolvimento integral, resgatando valores e preparando-o para a vida é sem dúvida o grande desafio geral da Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga.

 
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support