Início >   Notícias >   Saúde

Secretaria de Saúde abre novo centro de testagem para Covid-19 no posto Guilherme Dias


Com a chegada do inverno, casos de viroses e doenças respiratórias tendem a aumentar. A combinação das quedas bruscas de temperatura, baixa umidade do ar e a permanência por mais tempo em ambientes fechados contribui para a proliferação dos vírus respiratórios, aumentando as chances de transmissão.

Com a nova estação, o Brasil já registra um aumento nos casos de covid-19 e Itapetinga não foi uma exceção. Após ter zerado, por algumas semanas, o número de casos ativos, o município volta a ver o crescimento no registro de contaminações. “Houve um aumento de casos, principalmente, porque a gente está passando pelo inverno. É uma sazonalidade. A mudança do clima não só aumenta os casos de Covid, mas também pode aumentar os de outras viroses respiratórias como influenza, adenovírus e etc”, explicou o secretário de saúde, Hugo Sousa.

Pensando em manter o monitoramento dos casos, a prefeitura de Itapetinga abriu novo centro de testagem no posto de saúde Guilherme Dias. “Quando a gente aumenta o número de testes, além de conseguir maior monitoramento da pandemia no município, a gente pode evitar a circulação de pessoas positivadas, reduzindo, assim, o número de contaminações”, justificou o secretário.

Itapetinga teve um bom desempenho no controle da pandemia. Agiu rápido desde o primeiro caso notificado, instalou pias nas áreas mais movimentadas, higienizou ruas e conseguiu manter o comércio aberto sem aumento do número de casos. Quando não podia ser controlada, o município abriu uma unidade de apoio para atender pacientes que aguardavam regulação, conseguiu novos respiradores, preparou UPA… agora, volta a monitorar de perto nesse momento de sazonalidade da doença.

FIQUE ATUALIZADO