Saúde

Saúde mental: Bloco da redução de danos leva prevenção às ruas

A Equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas de Itapetinga (CAPS/AD) realizou nessa quarta-feira, 20, uma ação com o objetivo de prevenir o abuso de álcool e outras drogas bem como contaminação por DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), principalmente no período carnavalesco.

Durante a ação, foram distribuídos preservativos adesivos com mensagens sobre redução de danos, incentivando a hidratação e diminuindo a chance de intoxicação pelo álcool. A atividade gerou um saldo positivo de distribuição de 400 kits. As atividades foram executadas pelo CAPS/AD em parceria com as equipes CTA e NASF, compostas pelos profissionais de Enfermagem, Psicologia, Farmácia e Assistência Social com orientações em relação ao uso e abuso de substâncias psicoativas, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, aferição de pressão e verificação de glicose, além de orientações e encaminhamentos. A ação contou ainda com apoio da COMUTRAN.

Segundo a Coordenadora de Saúde Mental, Jádira Gomes, a “redução de danos consiste em proporcionar uma reflexão ampliada sobre a possibilidade de diminuir riscos relacionados a alguma prática que cause ou possa causar prejuízos à saúde do indivíduo. E o objetivo dessa ação foi promover de forma lúdica a reflexão e valorização colocando em prática estratégias de proteção, cuidado e autocuidado, possibilitando mudança de atitude frente a situações de vulnerabilidade”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support