Saúde mental: Bloco da redução de danos leva prevenção às ruas

A Equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas de Itapetinga (CAPS/AD) realizou nessa quarta-feira, 20, uma ação com o objetivo de prevenir o abuso de álcool e outras drogas bem como contaminação por DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), principalmente no período carnavalesco.

Durante a ação, foram distribuídos preservativos adesivos com mensagens sobre redução de danos, incentivando a hidratação e diminuindo a chance de intoxicação pelo álcool. A atividade gerou um saldo positivo de distribuição de 400 kits. As atividades foram executadas pelo CAPS/AD em parceria com as equipes CTA e NASF, compostas pelos profissionais de Enfermagem, Psicologia, Farmácia e Assistência Social com orientações em relação ao uso e abuso de substâncias psicoativas, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, aferição de pressão e verificação de glicose, além de orientações e encaminhamentos. A ação contou ainda com apoio da COMUTRAN.

Segundo a Coordenadora de Saúde Mental, Jádira Gomes, a “redução de danos consiste em proporcionar uma reflexão ampliada sobre a possibilidade de diminuir riscos relacionados a alguma prática que cause ou possa causar prejuízos à saúde do indivíduo. E o objetivo dessa ação foi promover de forma lúdica a reflexão e valorização colocando em prática estratégias de proteção, cuidado e autocuidado, possibilitando mudança de atitude frente a situações de vulnerabilidade”.