Início >   Notícias >   Meio Ambiente

Requalificada, Matinha mantém animais bem cuidados e saudáveis


Todos os recintos do Parque Zoobotânico da Matinha passaram por adaptações e melhorias que proporcionam mais conforto e bem-estar para os animais do plantel. Agora, quem está de casa nova é o avestruz. Na última sexta-feira o animal foi transferido para um novo recinto, mais amplo e ambientado para as necessidades do animal. O processo de transferência foi feito pela equipe de tratadores do Parque e supervisionados pelos médicos veterinários Robert Lemos e Deborah Froes.

 De acordo com a veterinária Debora Froes, “O avestruz em diferentes situações de manejo, pode se comportar de modo imprevisível, por isso, todo o processo de transferência entre os recintos foi planejado e executado de forma a evitar situações de estresse. No novo recinto, a ave passou por avaliação do estado nutricional por meio de palpação da musculatura e o registro do desenvolvimento corporal. Todo esse cuidado faz parte do Plano de Estratégias Preventivas para a promoção da saúde e bem estar dos animais”, afirma a veterinária.

As intervenções fazem parte da reforma total promovida pela Prefeitura junto a Matinha. Nesta semana a obra entrou em fase final de execução com a construção do muro externo e parquinho infantil. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fábio Viana, “a população de Itapetinga e região aguarda ansiosa a abertura do Parque, infelizmente a Pandemia tem atrasado a entrega desse presente que a comunidade tanto anseia. O município já derrubou o embargo judicial que impedia a abertura do Parque e regularizou a área pela primeira vez desde sua abertura”.

FIQUE ATUALIZADO