Início >   Notícias >   educação, cultura, ciência e tecnologia

Programa de Atenção à Saúde: mais um passo para a construção de uma educação plena


Para oferecer um atendimento integral aos seus alunos, a prefeitura de Itapetinga criou o Programa de Atenção à Saúde da Criança. Bebês matriculados nas creches municipais, além de toda a estrutura para brincarem e se desenvolverem, recebem, agora, os cuidados necessários para um crescimento físico e cognitivo mais saudável.

“Mais do que oferecer informações sobre alimentação, higiene e imunização, o programa avalia a condição da criança e, no caso de intercorrências, age prontamente, fazendo os encaminhamentos adequados”, explicou a enfermeira, Liliane Moitinho, coordenadora do programa.

Através de anamnese, pesagem, medição e uma avaliação feita mensalmente, a enfermeira avalia o padrão de desenvolvimento de cada criança e, caso ela não atenda às expectativas, a direciona para especialistas que poderão atende-la de forma mais eficiente, através da detecção precoce do problema.

“A gente vem buscando melhorar a nossa educação tanto dentro da sala de aula, a partir da sua estrutura física, com formação de professores, aquisição de materiais pedagógicos e oferecendo reforço no contraturno das aulas; quanto fora da escola. Por isso criamos o CAV, Centro que atende pessoas da comunidade escolar com algum tipo de adoecimento mental, e, agora, estamos realizando o programa de atenção à vida com os nossos bebês. A gente acredita que educação precisa ser feita de forma integral, com observância aos mais diversos aspectos de formação do indivíduo”, disse o secretário, Fábio Viana.

“Todo investimento que é feito na primeira infância repercute no desenvolvimento da sociedade. Certamente teremos indivíduos mais saudáveis tanto no ponto de vista físico quanto emocional”, concluiu a enfermeira.

FIQUE ATUALIZADO