Início >   Notícias >   Saúde

Prefeitura realiza levantamento de infestação do Aedes Aegypti

No último dia 13 de setembro, a Secretaria de Saúde iniciou o 3° ciclo do levantamento rápido do índice de infestação do Aedes aegypti (LIRAa). O objetivo do LIRAa é identificar as áreas da cidade com maior ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes.

A atividade é executada pelos Agentes de Endemias do município em visitas às residências para a realização das vistorias. O coordenador do departamento, Márcio Ribeiro, e o Supervisor Geral de Campo, Daniel Sampaio explicam que “esse trabalho é necessário para averiguar os possíveis focos do mosquito. O intuito é evitar a proliferação e ampliar a atenção em determinadas áreas. Para isso os munícipes devem estar atentos, receber e cooperar com toda a equipe”, explicam.

Durante as visitas, os Agentes orientam sobre a importância da limpeza nas caixas d’água, reservatórios e limpeza das paredes internas. Através do trabalho educativo de orientação é possível reduzir os focos do mosquito.

Após a conclusão do levantamento, composto por 4 ciclos, serão montadas estratégias para conter a proliferação dos mosquitos e reduzir o índice de doenças provocadas pelo Aedes aegypti, de forma mais incisiva no combate à dengue e chikungunya.

A Diretora de Vigilância em Saúde do município Karen de Souza, explica a importância do levantamento desses dados. “A avaliação epidemiológica nos bairros colabora para identificar, através do levantamento, os focos do mosquito. Após o recolhimento das informações encaminhamos o relatório para o Estado, onde outras medidas de controle poderão ser planejadas, visando sempre reduzir o vetor. Através do LIRAa é possível ainda saber qual bairro precisa de uma ação mais intensificada”, destacou.

Para solicitar uma vistoria do Agente de Endemias ou fazer denúncia, a secretaria municipal de saúde disponibiliza o número 77 3262 1991, com o atendimento de segunda à sexta, das 8h às 13h.