Saúde

Prefeitura entrega reforma e ampliação da Unidade de Saúde Familiar da Vila Isabel

Iniciando a série de inaugurações agendadas para este mês, o prefeito Rodrigo Hagge entregou, na manhã desta quinta-feira, 12, a reforma e ampliação do Posto de Saúde da Vila Isabel. O PSF, onde antes não havia o serviço de vacinação por falta de uma sala adequada para acondicionar as vacinas, ganhou uma área maior e com muito mais conforto, capaz de ampliar o número de atendimentos e oferecer um serviço mais humanizado.

Agora, com espaço reestruturado, a Unidade ganhou farmácia, sala de reuniões, local para realização das atividades do NASF, além de oferecer teste de pezinho e mais novos procedimentos. Segundo o morador do bairro, Edvaldo Rodrigues, atendimento de saúde era algo muito difícil na Vila. “A gente via amigos sendo atendidos no corredor”, afirmou. Agora, o ambiente tornou-se muito mais agradável e apto para o atendimento.

Durante a cerimônia de inauguração, o Secretário de Saúde, Danylo Patês falou sobre a sua satisfação de ver mais uma meta concluída. “Há alguns anos fizemos uma análise do que era preciso fazer na saúde de Itapetinga. Começamos com o centro de fisioterapia, depois passamos para a reforma e ampliação de mais de seis unidades de saúde. A UPA mais que quadruplicou o número de atendimento – passou de 50 para 230 atendimentos/dia – depois da reestruturação administrativa. A gente tem buscado oferecer uma saúde de qualidade para o município, mas não é tarefa fácil”, afirmou Patês ao lembrar que a maior parte dos postos de saúde foram construídos há mais de 10 anos e até então nunca havia sido feito nenhum tipo de intervenção estrutural. Segundo o secretário, a última gestão utilizou todos os recursos para a reforma da unidade da Vila Isabel e não concluiu a obra. Agora, com recursos próprios, a prefeitura fez toda a reforma, reestrutura e ampliação.

O prefeito Rodrigo Hagge falou sobre a felicidade de trazer mais um benefício para a cidade. Só neste mês, o bairro Vila Isabel receberá as reformas do Psf, da lavanderia e da creche. “Assim que terminarmos a pavimentação da Vila Rosa, vamos começar a pavimentação Avenida Jardim”, garantiu o prefeito.

“Eu sei que todos esperavam resultados imediatos e muitas críticas vieram por conta disso. Mas hoje já pode ser visto o resgate de um trabalho bem feito, planejado e estruturado. Hoje eu volto a ver a confiança no olhar da população, fruto do governo de um ‘menino inexperiente’, mas que teve maturidade para absorver todas as crítica e manter um trabalho coerente com sua equipe. Nós somos a prova de que, com um grupo competente, conseguimos bons resultados mesmo sem apoio das bases do governo estadual”, concluiu Rodrigo.

Durante a inauguração, o posto ofereceu testes rápidos, aferição de pressão, além dos atendimentos básicos para uma multidão que ansiava por atendimento com mais conforto e humanismo.