Início >   Notícias >   Educação

Prefeitura e IF Baiano se unem para avançar na educação

Boas parcerias ajudam a construir bons caminhos na educação. Quando se tem pela frente o desafio de oferecer educação de qualidade a jovens e adultos, por exemplo, essas parcerias tornam-se ainda mais importantes. Pensando nisso, o secretário de educação de Itapetinga, Fábio Viana, se reuniu com a equipe do Instituto Federal Baiano para aproximar as duas redes públicas e, juntos, traçarem planos para o desenvolvimento de um trabalho conjunto.

Na reunião foi desenhado um Termo de Cooperação Técnica que deverá oferecer cursos de extensão aos alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos. “A ideia é, além trazer maior motivação a esses alunos que, na maioria das vezes, precisam se dividir entre o trabalho, os estudos e os afazeres de casa, oferecer a eles novas fontes de renda através do conhecimento técnico”, explicou Fábio Viana.

Os cursos que serão oferecidos têm como objetivo a inclusão produtiva dos alunos e desenvolverão técnicas como as de produção de geleias e de carnes para hambúrguer, manutenção de computadores, produção de compostagem.

Além de reduzir a evasão escolar, o projeto tem como objetivo fomentar a geração de renda, diminuindo, em muitas vezes, a vulnerabilidade social desse grupo. “A maior parte dos alunos do EJA são de jovens trabalhadores e estudar depois de um dia de trabalho não é tarefa fácil, por isso estamos firmando parcerias para fazer com que a escola seja um ambiente enriquecedor e atrativo. Que eles possam ver, através da educação, em um futuro mais próximo, novas oportunidades de transformação social”, falou Fábio.

Durante a reunião também foi discutida a possibilidade de parceria para o trabalho com os alunos da educação especial. O município, através do Centro de Atendimento Educacional Especializado, e o Instituto Federal, com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, promoverão trocas de experiências e realizarão atividades em conjunto com o objetivo de levar mais qualidade educacional e oportunidade de oferecer maior inclusão aos alunos com deficiência.

“Eu acredito na força transformadora da educação, principalmente, da educação pública. Por isso estamos estudando formas de levar mais qualidade aos nossos alunos, aproximar a escola e o conhecimento da realidade de cada comunidade escolar e auxiliar, verdadeiramente, na construção de um futuro melhor para os nossos jovens”, concluiu Fábio Viana.