Prefeitura de Itapetinga organiza plano estratégico de combate à dengue

A prefeitura de Itapetinga organiza um trabalho conjunto que unirá poder público, grupos de comunicação de Itapetinga e a sociedade civil na luta contra o Aedes Aegypti. A Secretaria de Saúde, através dos Agentes de Combate às Endemias, se prepara para desenvolver uma série de ações estratégicas para o enfrentamento de doenças como dengue, zika, chicungunya e febre amarela (as chamadas arboviroses).

Com o período do verão e das chuvas, o risco de transmissão dessas doenças cresce. Por isso, a Prefeitura trabalhará para evitar uma epidemia de dengue na cidade. Um dos principais pontos do plano é a intersetorialidade. As ações previstas envolvem diversas áreas da administração pública, como Saúde, Gestão e Finanças, Obras e Serviços Públicos, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e diversos outros setores em ações especificas e pontuais.

Todos os setores trabalharão na manutenção e limpeza de áreas públicas, em campanha informativa, no monitoramento de infestação do mosquito Aedes Aegypti, nas vistorias de imóveis e assistências à saúde – que oferecerá exames laboratoriais específicos e demais atendimentos para garantir um atendimento eficiente.

Campanha Informativa

Um dos pontos mais importantes do plano é sensibilizar a população sobre os riscos decorrentes da falta de cuidados preventivos contra a proliferação do mosquito. Pensando nisso, o PCFAD (Programa de Combate à Febre Amarela e Dengue) dará início a uma ampla campanha informativa, a fim de conscientizar os moradores de todos os bairros da cidade. Com o Slogan “Todos Contra a Dengue”, a iniciativa vai envolver veículos de comunicação, para dar visibilidade ao tema e mobilizar a sociedade.

“Nosso objetivo é esclarecer que a rotina de prevenção contra criadouros precisa acontecer o ano todo, todos os dias. O ciclo do mosquito leva, em média, apenas uma semana para ser concluído. Queremos, ainda, alertar sobre os perigos mais comuns inerentes a cada estação, para lembrar a população, diariamente, sobre a sua fundamental participação nesse processo”, explica o Coordenador municipal de Combate às Endemias, Márcio Ribeiro, agradecendo em especial a participação e o envolvimento do Diretor da Vigilância à Saúde, Victor Gama, e do Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Orlando Couto Nunes nesse trabalho conjunto.

Combater a Dengue é um dever meu, seu e de todos nós!