Início >   Notícias >   Saúde

Prefeitura de Itapetinga intensifica trabalho de combate ao Aedes Aegypti

Com as temperaturas elevadas e a volta do período chuvoso, o risco de proliferação do Aedes Aegypti é maior, o que aumenta o número de contaminação de dengue. Além do risco de acúmulo de água – ambiente ideal para que o mosquito deposite seus ovos – as chuvas fazem com que os ovos que não eclodiram durante a seca, sejam hidratados e ecloda.

“Sabemos que o Aeges é um dos reservatórios do vírus da dengue e com mais mosquitos, consequentemente vai aumentar a contaminação da doença. Então é necessário cuidar para não deixar sacos plásticos, tampas ou garrafas que podem acumular água e virar criadouros”, explicou o coordenador de endemias, Márcio Ribeiro.

Para conter novos possíveis casos, a Secretaria de Saúde, através do departamento de endemias, promove ações educativas e de conscientização para a população. Além disso, o setor vem intensificando o trabalho de vigilância no combate ao criadouro do mosquito. As equipes iniciaram, na última semana, o trabalho do fumacê em várias localidades do nosso município.

“Os agentes estão nas ruas, mas a população também precisa ajudar. A administração pública municipal tem feito a sua parte, limpando a cidade de forma que é preciso. O morador precisa continuar contribuindo nesse momento difícil de pandemia do Coronavírus e aproveitando, quando está em casa, para fazer a limpeza nos quintais, evitando água parada”, alertou Daniel Sampaio supervisor geral de campo.

De acordo com o coordenador, foram identificados mosquitos da dengue em alguns bairros. As equipes fazem vistorias em locais como ferros-velhos, quintais ou onde há acúmulo de lixo.

A situação em Itapetinga está sendo controlada, mas é preciso estar atento e mantendo a vigilância 24 horas para que novos casos não sejam registrados na cidade.