Início >   Notícias >   Desenvolvimento Social

Prefeitura combate o abuso e a exploração de crianças e adolescentes com campanha Faça Bonito


A campanha Faça Bonito é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A ação é alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Durante a última semana, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou uma série de atividades nos CRAS e no CREAS, além de uma mobilização no centro da cidade. Os objetivos eram sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Segundo a psicóloga Lícia Rosa, “Nós estamos fazendo palestras, orientando, prevenindo e ouvindo as famílias. É preciso estarmos todos atentos. Um dos principais sinais é o comportamento dessas crianças: uma criança que era extrovertida, hoje está introvertida, é uma criança que tinha um bom desenvolvimento escolar e esse desenvolvimento caiu, é uma criança que vem dando sinais com seus medos, sua angustia, sua ansiedade, seu sofrimento e muitas vezes ignoradas pelos pais e até mesmo pelas pessoas que cuidam dessa criança”.

Para além da data, a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes” é permanente e realizada o ano todo por meio da conscientização no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

As denúncias de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no conselho tutelar, no Creas, Cras ou por meio do Disque Denúncia Nacional – Disque 100, serviço de utilidade pública que recebe e encaminha denúncias de violências contra meninos e meninas.

FIQUE ATUALIZADO