Início >   Notícias >   Infraestrutura Urbana transporte

Prefeitura atua em recuperação de estradas vicinais

Janeiro tem sido de reestruturação, reformas e manutenção para a equipe de infraestrutura e transporte de Itapetinga. As fortes chuvas que atingiram o município no final de 2022 deixaram danos, principalmente, nas estradas vicinais que ligam o povoado de Palmares à BA 670. Nessa área, o trecho de 36km conhecido como Cavalo Preto teve as duas cabeceiras da ponte que passa sobre o rio Palmeiras completamente danificadas. Na Serra do Goitacaz, um trecho de cerca de 14km também ficou obstruído.

Logo após as chuvas, a prefeitura, em parceria com moradores e produtores rurais da região, iniciou uma frente de trabalho emergencial para liberar o acesso ao povoado. Nos trechos onde foram abertas valas mais profundas, foi necessário realizar o preenchimento com rochas e, posteriormente, aplicar o cascalhamento e fazer o patrolamento. Nas cabeceiras da ponte, o escoramento emergencial com sacos de areia evitou maior erosão e destruição total da área. Para realizar o trabalho, o município enviou caçambas, retroescavadeiras e motoniveladoras, além de F4000 para o transporte de material.

Após normalizado o acesso, a prefeitura segue com o trabalho de recuperação e melhoramento dos trechos, reconstrução da drenagem e limpeza de bueiros, além de cascalhamento e patrolamento.

“Embora estejamos trabalhando diuturnamente, a conclusão desses serviços depende da estiagem. Alguns processos só podem ser realizados em terreno seco. A prefeitura está produzindo muito cascalho para a recuperação da estrada e para aumentar sua durabilidade. Estamos operando com 3 cascalheiras simultaneamente para dar mais agilidade ao trabalho, mas precisamos de tempo favorável para completar o serviço”, explicou José Renan Ferraz, Coordenador de Serviços de Campo.

Estão sendo recuperados, também, os trechos da estrada da Areada (Balsa de Hermogenes), Estrada do Caldeirão e Piabanha.